Bolha? Google Trends mostra pouco interesse no Bitcoin valendo US $ 10.000

O Bitcoin acabou de atingir a marca de US $ 10.000 e tem pouca resistência para US $ 20.000, como foi demonstrado por uma subida fácil até US $ 11.000 em menos de 24 horas. Mas onde está o interesse no Google?

Quando o Bitcoin alcançou a marca de US $ 10.000 pela primeira vez em 2017, ele já havia atraído a atenção da grande mídia. Todos os olhos estavam voltados para o preço da moeda digital após ter atingindo seu maior valor de todos os tempos depois de um mercado de baixa – muito parecido com o ciclo atual. Isso causou um enorme interesse nas pesquisas do Google e no Google Trends.

Desta vez, no entanto, quase ninguém fora do mundo das criptomoedas ou das finanças está falando sobre o Bitcoin. O público que outrora estava atraído por uma riqueza incalculável e uma tecnologia nova e misteriosa criada por um mentor pseudônimo esqueceu-se da moeda digital.

Este lapso de interesse pode ser visto através dos gráficos do Google Trends, onde o interesse não chega perto de máximas anteriores – nem mesmo se igualar  o preço que a moeda conseguiu recuperar.

No final de 2017, não era incomum ouvir conselhos sobre o bitcoin na Globo quase todos os dias, por alguém que não conhecia nada sobre Bitcoin. O que alguns analistas usaram como sinal de venda, por identificar o topo da bolha do mercado que desencadeou uma grande baixa. Não havia como negar que o Bitcoin estava em uma bolha.

A bolha começou quando o ativo recuou acima de seu recorde anterior de mais de US $ 1.200, provando que não estava morto como alegavam os especialistas e que poderia realmente ter mérito como tecnologia financeira e ser um substituto digno para as moedas fiduciárias. Mas a bolha era pequena, então, o Bitcoin ultrapassou a marca US $ 5.000.

Logo depois, passou de US $ 10.000, e dentro de um mês, o preço era US $ 20.000.

Preço Histórico Bitcoin 2009 2017
Preço Histórico Bitcoin 2009 2017

Durante esse curto período de tempo entre US $ 5.000 e US $ 20.000 – e antes que o Bitcoin fosse mais uma vez declarado morto pela mídia e sofresse um ano de baixa no mercado – a bolha cresceu em massa e sugou o público por meio do FOMO (medo de perder oportunidade).

As pessoas que ouviram falar sobre o bitcoin durante matérias, ou lendo histórias no jornal sobre milionários de 20 anos que compraram o ativo digital logo no início com o dinheiro da mesada, despertaram sua curiosidade – e ganância.

Isso fez com que essas pessoas visitassem o Google primeiro para saber o que era o ativo digital, antes de pesquisar como comprá-lo, e se encontrar com a Coinbase, que tinha o preço mais alto, e logo, aumentava o valor da moeda.

Isso pode ser visto claramente na tabela de cinco anos do Google Trends para o  termo “Bitcoin”. Comparado a isso, a ação do preço atual está causando apenas um pontinho no gráfico.

Google Trends
Google Trends

Bolha? Ou ainda não começou?

A falta de interesse pode ser derivada de dois motivos.

A grande mídia e o público se esqueceram do Bitcoin, US $ 10.000 são notícias de ontem, e ninguém notou que ele não morreu e voltou a subir e o que isso significa para a classe de ativos a longo prazo.

Alternativamente, em 2017, ninguém sequer tinha ouvido falar do Bitcoin, muito menos digitado em sua caixa de pesquisa do Google ou comprado de um aplicativo ou exchange. Talvez nunca mais veremos esse pico de interesse de pesquisa, porque agora as pessoas já sabem o que é o Bitcoin e não precisam procurar por ele – ele se tornou um nome familiar muito antes de ser usado regularmente.

É claro que existe a possibilidade de que o Bitcoin nunca mais possa capturar o interesse dos investidores de varejo que foram queimados quando a bolha estourou – os mesmos investidores que causaram o pico no Google Trends.

O Bitcoin acabou de atingir a marca de US $ 10.000 e tem pouca resistência para US $ 20.000, como foi demonstrado por uma subida fácil até US $ 11.000 em menos de 24 horas após valer US $ 10 mil. Podemos ver um aumento semelhante no Google Trends em breve?

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias