Debate Descentralizado: Pix e Real Digital vão roubar sua liberdade

Rodrix Digital se une a Gabriel Pelissaro, Ezequiel Gomes, Rocelo Lopes e Roney Laurent para apresentar diferentes pontos de vista sobre o tema.

Siga no

O Real Digital tem ganhado mais contornos recentemente. Além da série de webinars para explicar sobre o projeto, o presidente do Banco Central falou mais sobre a moeda digital em um recente evento.

Roberto Campos Neto afirmou que o Real Digital usará Pix e Open Banking como estruturas. O ecossistema faz parte do plano do Banco Central para inovar a moeda brasileira.

Desta forma, é possível que o Real Digital ganhe implementações com outros serviços.

DeFi sem a descentralização

Quando se fala em uma moeda digital sobre uma estrutura, a visão de finanças descentralizadas surgem à mente. O ramo de DeFi é conhecido por oferecer estruturas para serviços com criptoativos.

Empréstimos mais acessíveis, negociações mais rápidas e acessibilidade são valores de DeFi. Dentro do possível, é provável que o Banco Central se inspire neste ramo para desenvolver as funcionalidades do Real Digital.

Imagine um empréstimo bancário, ou até mesmo uma poupança, de forma totalmente automatizada. Basta adentrar no aplicativo do seu banco e realizar tudo isso por meio da área destinada ao Pix.

Além disso, considerado o Open Banking, as informações estarão interligadas. É possível que você movimente seus Reais Digitais por meio de qualquer aplicativo.

Porém, a prática pode estar muito distante da teoria. Uma vez que o governo e os bancos são entidades centralizadas, é possível que essa gama de informações seja utilizada contra os brasileiros.

O que, a princípio, seria uma nova estrutura de comodidade pode se tornar em um grande aparato de controle. Tal controle, que começa no dinheiro dos brasileiros, pode culminar na tomada da sua liberdade.

É possível, então, que o Real Digital seja uma jogada para favorecer apenas os bancos e o governo? Os brasileiros têm a ganhar com uma moeda digital estatal?

Rodrix Digital se une a Gabriel Pelissaro, Ezequiel Gomes, Rocelo Lopes e Roney Laurent para apresentar diferentes pontos de vista sobre o tema.

Se você quer saber se sua liberdade está em risco com o Real Digital usando o Pix, não perca este Debate Descentralizado!

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Youtube NFT

Google lança coleção de NFTs e distribui para Youtubers

Sem alarde, o Google lançou uma coleção de NFTs e distribuiu para alguns criadores de conteúdo no Youtube. No Brasil, dois canais revelaram os...

Crypto.com é hackeada e perde R$ 82 milhões, usuários relatam perdas

Na manhã desta segunda, a crypto.com, uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, suspendeu saques alegando "atividades suspeitas". Sem dar muitos detalhes, muitos...

CVM da Espanha fecha o cerco para influenciadores de criptomoedas

A Espanha anunciou novas regras para influenciadores de criptomoedas. A partir do mês que vem, a Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias