Altcoins

80% das ICOs são scam – revela estudo

Share

De acordo com um estudo realizado pela Satis Group, 81% de todas as ICOs atualmente são fraudes. Satis Group é uma empresa de pesquisa e consultoria de ICOs. O maior percentual de ICOs com problemas foram aquelas com um valor de mercado entre US $ 50 a US $ 100 milhões, o nível mais baixo pesquisado.

A equipe da Satis Group dividiu as ICOs em 6 grupos.

Fraudes – Aqueles projetos que não tinham intenção de cumprir suas promessas;

ICOs falidos – Projetos que não conseguiram atingir o softcap e tiveram que reembolsar o dinheiro dos investidores;

ICOs mortos – Projetos que não foram listados em exchanges e não atualizaram o código do GitHub nos últimos três meses;

Declínio – Inicialmente conseguiu, mas o projeto parou;

Promissor – Moderadamente em desenvolvimento;

Bem sucedidos – Cumpriram completamente suas promessas.

A crescente popularidade

As ICOs tiveram sua popularidade aumentada no último ano e agora se tornaram a nova forma de investimento que várias pessoas querem embarcar. Várias ICOs tiveram enorme sucesso  ao longo dos anos, as pessoas que não investiram nesses projetos de sucesso se sentiram de fora e hoje se esforçam para estar na linha de frente do próximo grande sucesso. Esse grupo de investidores ansiosos provou ser um terreno fértil para scammers que  ganham milhões e depois desapareceram.

Em 2017, mais de 1.300 ICOs foram criadas de acordo com o site ICObench.com. Essas ICOs arrecadaram US $ 2,1 trilhões! Este é um indicador claro da grande popularidade que as ofertas iniciais de moedas estão recebendo.

Os golpes

O aumento da popularidade das ICOs fez subir também o número de scammers. Em 2017 vários investidores perderam milhões de dólares em startups que prometiam retornos incríveis mas os sites eram desativados logo após a conclusão da ICO e os fundadores sumiam.

Um dos golpes conhecidos foi o Bitcard, uma startup que prometeu aos investidores desenvolver uma plataforma de contratos inteligentes e validador biométrico que interromperia e reformularia o atual modo de conduzir e fazer negócios. Logo após o encerramento da ICO, o projeto foi desintegrado e o dinheiro investido nunca foi recuperado.

Outro caso curioso foi a Podreum, ela desapareceu com o site e deixou uma mensagem bastante ofensiva para os investidores.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Mateus Nunes
Tags: Noticias