Blockchain

ANAC inicia fase de teste de registro oficial via Blockchain

Share

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou no dia 17 de junho de 2019 a fase de testes para implementação da inovadora tecnologia de registro de dados via Blockchain.

Uma das primeiras utilizações do registro de dados pelo sistema com tecnologia Blockchain poderá ser o Diário de Bordo Digital, que é regulamentado pela Resolução nº 457/2017, no qual consiste no registro primário de informações relativas a cada voo e ao estado da aeronave utilizada.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil, tanto em relação aos seus aspectos econômicos quanto à respeito da segurança técnica do setor. Logo, ao utilizar o sistema de Blockchain, o mesmo irá trazer vantagens como, a integridade e a perenidade dos dados.

Na RESOLUÇÃO Nº 511, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2019, Seção 1, página 65, consta o seguinte a respeito do uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

X – Blockchain: metodologia de registro de dados que tem como princípio um algoritmo de consenso distribuído, permitindo a validação descentralizada da informação, de maneira a garantir a imutabilidade das informações.” (NR)

Fase de testes

Quem quiser participar da fase de testes poderá se candidatar. Basta enviar e-mail para dbdigital@anac.gov.br.

Na lista dos colaboradores que podem fazer o teste, encontram-se: “desenvolvedores de sistemas de registro de voo e operadores de frotas de aeronaves que já utilizam sistemas de registro de voo, mas que atualmente mantém o Diário de Bordo em papel”.

Mais segurança para o registro oficial

Através do uso da Blockchain em registro oficial da Anac, pode-se ter mais segurança. Já que o mesmo é descrito como uma estrutura de dados que contém registros transacionais e, ao mesmo tempo, garante segurança, transparência e descentralização.

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain. Outras empresas reconhecidas como Renault, Santander, Microsoft, Carrefour também adotaram este sistema que mantém as informações mais seguras e descentralizadas.

Um blockchain é um livro distribuído que é completamente aberto para qualquer pessoa na rede. Uma vez que uma informação é armazenada em um blockchain, é extremamente difícil alterá-lo ou alterá-lo.

Leia mais: https://livecoins.com.br/banco-central-do-brasil-aposta-em-blockchain-para-criar-sistema-interbanco/

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Angelica Weise