Notícias

Apesar de ser legal em El Salvador, Bitcoin não é nada popular por lá, diz estudo

Share

Um estudo realizado pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (NBER) aponta que o Bitcoin não é nada popular em El Salvador, apesar deste ter sido o primeiro país a adotá-lo como moeda legal há 7 meses.

Indo além, um terço da população nem sequer tem conhecimento sobre a carteira estatal Chivo. Ainda sobre esta, 89% não a usam para receber pagamentos e, enquanto 8% a usam para transacionar dólares, apenas 3% a utilizam com Bitcoin.

Tal comportamento é válido tanto para indivíduos quanto empresas, afinal 80% destas últimas ainda não trabalham com Bitcoin. A razão pode estar ligada na cultura, afinal a maioria da população prefere usar dinheiro, ainda que muitos tenham acesso a um celular com internet.

Bitcoin não decolou em El Salvador

Apesar dos holofotes à El Salvador após ser o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal, a pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (NBER) mostra que os salvadorenhos não estão tão empolgados com a criptomoeda.

Não só um terço da população não tem conhecimento sobre a existência da Chivo, carteira estatal para transações de BTC e USD, como seu uso é pequeno. Como forma de marketing, o governo deu 30 dólares em BTC para quem baixasse tal carteira, contudo, 60% das pessoas abandonaram a mesma após resgatar este bônus.

Além disso, 89% das pessoas não usam a Chivo para receber pagamentos. Já outros 8% a usam para pagamentos em dólar e apenas 3% para o Bitcoin, como mostrado na imagem abaixo.

Uso da carteira Chivo em El Salvador. Fonte: NBER

Outro ponto destacado é a mudança na cultura financeira dos salvadorenhos, ou melhor dizendo, a falta dela. Segundo o relatório, 83% das pessoas continuam usando seus cartões de débito/crédito como antes e apenas 14% diminuíram seu uso.

O comércio de El Salvador também reflete tais números. Afinal, 80% das empresas nem sequer estão aceitando Bitcoin. Além disso, 88% delas convertem os bitcoins recebidos em dólares.

Por fim, o estudo aponta que o interesse pelos termos “Bitcoin” e “Chivo” despencaram nas buscas do Google após 7 de setembro. O único que se mantêm em alta é a busca pelo preço do Bitcoin.

Interesse de salvadorenhos por termos relacionados ao Bitcoin. Fonte: NBER

Títulos de Bitcoin

Outro ponto recente que está gerando rumores são os Títulos de Bitcoin de El Salvador, também chamado Títulos de Vulcão. Tal projeto pretendia arrecadar 1 bilhão de dólares para a construção da Bitcoin City, uma cidade livre de impostos, contudo, o governo atrasou sua emissão.

Programada para o mês de março, a nova data para a emissão dos títulos é setembro. Além disso, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, chegou a se irritar com manchetes afirmando que o mesmo estaria pedindo ajuda da Binance para promover os títulos.

Portanto, muitos criticaram a postura da obrigatoriedade de aceitar Bitcoin, afinal esta é uma moeda baseada em princípios de liberdade. Sendo assim, os números apresentados acima podem ser um bom exemplo de que não adianta forçar uma adoção, é preciso conquistá-la.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK