Notícias

Apple e Google são questionadas sobre falsos apps de criptomoedas em suas lojas

Share

Com o crescimento da adoção das criptomoedas, golpes estão surgindo na mesma proporção. Com isso, o senador americano Sherrod Brown pediu, nesta quinta-feira (28), que tanto o Google quanto a Apple mostrem quais medidas estão tomando para conter o avanço de apps falsos em suas lojas.

O comunicado de Brown acontece poucos dias após o FBI relatar que investidores já perderam 42,7 milhões de dólares (R$ 222 mi) em tais golpes.

Além disso, vale destacar que um grupo de investidores chegou a processar a Apple no final do ano passado após uma carteira falsa, encontrada na sua loja de aplicativos, sumir com seus investimentos na criptomoeda Ripple (XRP).

Senador envia carta ao Google e à Apple, mostrando preocupação sobre aplicativos falsos

Carteiras, ferramentas, exchanges e outras plataformas de investimento, todas estão sofrendo com aplicativos falsos que usam seus nomes e marcas ilegalmente para roubar as criptomoedas dos mais desatentos.

No total, tais vítimas já perderam pelo menos 42,7 milhões de dólares com apps falsos. Dado isso, o senador americano Sherrod Brown enviou uma carta para a Apple e para o Google, questionando as medidas de seguranças de ambas empresas.

“É imperativo que as lojas de aplicativos tenham proteções adequadas para evitar golpes de aplicativos móveis.”

Em ambas as cartas, o senador então pede para que as empresas descrevam como é realizado o processo de aprovação dos aplicativos. Ou seja, como elas determinam se um app é de fato confiável e seguro.

Seguindo, também questiona a frequência em que tais aplicativos são monitorados após a listagem em suas lojas. Bem como pede quais são os processos da Apple e a Google em relação a denúncias posteriores.

Até o momento, nenhuma das duas empresas respondeu publicamente às cartas do senador.

Como se proteger de aplicativos falsos

Enquanto Apple e Google insistem em listar aplicativos falsos, que inclusive levam nomes e logos de marcas consagradas, os usuários acabam precisando tomar cuidados extras na hora de fazer o download de carteiras e outros serviços.

Uma dica é acessar o próprio site do serviço em que você está tentando acessar, buscando se tal empresa realmente possui um app móvel. Outro ponto é nunca confiar em anúncios de tais lojas, afinal, esta é uma das principais brechas aproveitadas pelos golpistas.

Por fim, espera-se que tanto a Apple quanto o Google melhorem suas práticas de listagem, oferecendo maior segurança aos usuários, sem estes precisarem fazer uma espécie de investigação policial antes de baixar um aplicativo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK