Bitcoin

“Ataque ao Bitcoin está apenas começando”, alerta ex-diretor da Coinbase

Share

Um ataque direto ao bitcoin pode estar chegando, alertou Balaji Srinivasan, um empresário milionário que já foi um dos principais diretores da Coinbase. De acordo com o executivo, os reguladores não se movimentaram atoa contra as corretoras nos EUA.

Nos últimos dias, pelo menos duas corretoras entraram na mira dos reguladores, que são as plataformas Binance e Coinbase. Ambas as divisões dos EUA das corretoras receberam processos movidos pela SEC, a CVM do país.

Com o caso, muitos apontam que o ataque ao mercado de criptomoedas apenas começou, podendo ter consequências graves para o futuro. Contudo, as autoridades citaram algumas criptomoedas no processo e, dentre elas, chamou atenção que todas trabalham com algoritmos POS.

Ou seja, não está claro em um primeiro momento que o bitcoin poderá ter implicações, visto que sua tecnologia não envolve valores mobiliários. Mesmo assim, parte do mercado se preocupa que a maior moeda possa passar por mais turbulências.

Balaji Srinivasan, ex-executivo Coinbase/Twitter.

Lembrando que o “homem que criou a SEC foi o mesmo que confiscou o ouro”, Balaji diz que ataque ao bitcoin está chegando

Na década de 1930, após a grande crise de 1929, o então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, anunciou que a população deveria entregar todo o seu ouro em troca de dólares.

O confisco de ouro nos EUA ocorreu em 1933 e realizado pelo governo federal, mais especificamente pelo presidente Roosevelt, por meio da ordem executiva 6102.

Um ano após confiscar todo o ouro da população, medida que visava fortalecer as reservas dos EUA, o presidente Roosevelt anunciava a SEC, criada em 1934 como resultado da Lei de Valores Mobiliários. E tal criação também se deu como uma medida para buscar sair da “Grande Depressão”, que abalou o mundo.

Mas a história resumida da década de 1930 tem sérias implicações com o futuro, segundo Balaji, um empresário do mercado de criptomoedas e que já foi diretor da Coinbase. Em um desabafo público, via Twitter, ele declarou que tudo indica que o ataque ao bitcoin está chegando.

“O mesmo homem que estabeleceu a Securities and Exchange Commission também ordenou o confisco do ouro. Então sim. O ataque ao Bitcoin está chegando.”

Executivo declarou que pressão já ocorreu no passado e não descarta ações futuras de reguladores

Ao comparar o confisco do ouro em 1933 com a atual situação de pressão vivida por algumas corretoras de criptomoedas dos EUA, Balaji deixou claro que, em sua visão pessoal, um ataque ao bitcoin não é um cenário impossível.

Ao finalizar seu pensamento, o ex-Coinbase declarou que o objetivo da apreensão do ouro foi o de controlar a economia, o que pode voltar a ocorrer, só que desta vez contra o bitcoin.

“Todo o *ponto* da SEC, as apreensões de ouro e o New Deal era estabelecer o controle estatal sobre a economia.”

Não está claro ainda se as atuais medidas contra a Binance e Coinbase nos EUA podem de fato afetar o bitcoin, mas parte dos fãs da tecnologia descentralizada já alertam para uma situação assim.

Balaji ganhou fama em 2023, após apostar que o Dólar entraria em colapso e que o bitcoin poderia se valorizar brutalmente. Contudo, após repercussão, ele próprio admitiu que estava errado em sua previsão muito otimista.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci