Notícias

BC do Canadá diz que investidores de Bitcoin não sabem de finanças

Share

Em relatório publicado na última semana, intitulado Consciência, Propriedade e Uso do Bitcoin, o Banco Central do Canadá afirmou que a maioria dos investidores de bitcoin possuem “baixa alfabetização financeira”.

O interesse do Banco pelo Bitcoin já é antigo, sua primeira publicação sobre a criptomoeda é ainda de 2016. Portanto, este último relatório consegue acompanhar as mudanças no setor.

Como destaque, o Banco cita que 90% das pessoas tem conhecimento sobre o Bitcoin e que 5% o possuem, número que não teve tanta alteração entre 2018 e 2020.

Indo além, o estudo relata que cerca de metade destes investidores já foram afetados por grandes quedas, perda de acesso aos fundos, golpes e outros eventos que os fizeram perder dinheiro.

Homens jovens, instruídos, ricos e sem educação financeira

Um dos pontos que mais chama atenção no relatório do Banco Central do Canadá é a sua visão sobre os investidores de Bitcoin. Segundo o Banco, apesar da entrada de novos perfis, o grupo ainda é dominado por homens que não possuem educação financeira, apesar de terem boa educação em termos gerais.

“Investidores de Bitcoin ainda estão concentrados em homens jovens e instruídos com alta renda familiar e baixa alfabetização financeira.”

Contudo, é notável que o Bitcoin esteja aumentando o interesse mundial sobre finanças. Afinal, agora as pessoas estão buscando realizar investimentos e, sobretudo, entender pontos básicos como a história do dinheiro.

Além disso, tal conhecimento está sendo buscado de forma independente, ou seja, não é um assunto abordado em escolas, por exemplo. Portanto, podemos afirmar que o Bitcoin está tendo grande impacto na educação financeira mundial.

Riscos das criptomoedas

Outro destaque do relatório está relacionado ao risco das criptomoedas. Segundo o estudo, 18% dos usuários já presenciaram grandes quedas de preço. Seguindo, 14% já perderam acesso as suas carteiras e, consequentemente, seus fundos.

Incidentes e riscos das criptomoedas: Fonte: Banco Central do Canadá / Tradução: Livecoins

Portanto, embora oscilações de preço sejam inevitáveis, todos os outros pontos mostrados acima podem ser mitigados com pequenas noções sobre segurança. Afinal, agora o indivíduo é quem possui controle e responsabilidade sobre seu dinheiro.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK