Notícias

Bitcoin não é moeda digital e as pessoas não usam, diz presidente do Banco Central do Canadá

Share

Tiff Macklem, presidente do Banco Central do Canadá, afirmou que o Bitcoin não é uma moeda digital pois as pessoas não o usam para comprar produtos e serviços. Esta não é a primeira vez que Macklem faz ataques contra a moeda digital.

A afirmação ocorreu durante conversa com Evan Solomon da emissora CTV, na qual falaram sobre inflação. Sobre este tema, Macklem afirmou que ela é transitória, embora vá durar um bom tempo.

Este é mais um caso que reflete o óbvio, o dólar canadense até pode ser uma moeda, todavia é pior do que o Bitcoin. A inflação no Canadá chegou a 4,4% em setembro, e a previsão é que sua moeda perca poder de compra eternamente.

Bitcoin não é moeda

Segundo o presidente do Banco do Canadá, embora pagamentos digitais estejam tornando-se cada vez mais comuns, especialmente após a pandemia, o Bitcoin não é uma moeda digital já que as pessoas não a usam para isso.

“Deixe-me ser claro, o Bitcoin não é uma moeda digital. As pessoas não usam Bitcoin para comprar coisas… Temos cédulas e vamos ter cédulas, pelo menos enquanto eu for governador; elas não estão indo embora. Ao mesmo tempo, sabemos que nossa economia está se tornando mais digital, e a pandemia acelerou isso”, disse Macklem

Vale lembrar a diferença entre o bitcoin e o dólar canadense, as pessoas são obrigadas a aceitar este último, enquanto o bitcoin é aceito por livre e espontânea vontade. Sendo óbvio que sua adoção leve mais tempo.

Também é importante notar que no Brasil, é mais fácil comprar e vender itens usando bitcoin do que com dólar canadense, mesmo assim ninguém aqui fala que o dólar canadense não é uma moeda.

Segundo métricas on-chain, o Bitcoin está com mais de 5 milhões de transações mensais há mais de quatro anos. É bem provável que uma fração dela seja pelo uso como moeda.

Segundo Macklem, a inflação é transitória

Além de ser usado como moeda, o Bitcoin também vem sendo uma ótima proteção contra a inflação que assola vários países como o próprio Canadá. Sua impressão controlada e número finito de moedas é uma das principais diferenças de moedas como o dólar canadense.

Segundo relatórios, a moeda do Canadá já perdeu 4,4% de seu poder de compra apenas em setembro deste ano. Apesar disso, Macklem afirmou que ela é passageira e que eles “possuem as ferramentas e eles colocarão a inflação de volta no alvo”.

A injeção de mais moedas na economia não tem um efeito imediato, todavia a conta de ações sociais chegou e agora a população precisa pagá-la. Do outro lado temos o Bitcoin, ganhando adoção e rompendo máximas histórias.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK