Dentro do mundo dos investimentos, muitas vezes a sorte acaba sendo um fator preponderante. E para os investidores que compraram ações da Zoom Technologies, uma empresa chinesa que fabrica componente para dispositivos móveis, este parece ter sido o caso.
O que aconteceu foi que, para a maioria das pessoas que realizaram as aquisições recentemente, a “ZOOM” que desejavam investir não era esta.
Muitos dos investidores pensaram, portanto, estar comprando ações da Zoom Video Comunications, empresa responsável por promover uma plataforma de conferências online por vídeo.
Durante a pandemia de coronavírus, seus serviços para ajudar pessoas e estudantes a trabalhar e ter aulas em casa acabaram chamando a atenção do mercado. A prova disso é o fato de que suas ações tiveram um pico de alta de 132% de janeiro a abril deste ano.
Porém, para os investidores que se enganaram, a situação não poderia ter sido melhor. Isso porque, no mesmo da alta de ações da ZOOM original, a empresa teve um pico de 1800% no aumento de suas ações.
Pouco depois deste crescimento vertiginoso, as negociações acabaram sendo interrompidas devido a confusão feita por quem pensou estar comprando da companhia californiana. Porém, alguns sortudos puderam colher os lucros de seu investimento errado.
Algo interessante de ser analisado é o fato de que esta não é a primeira vez que uma confusão de nomes acontece no mercado de ações.
Em 2013, o Twitter avisou que iria abrir seu capital de ações, e como resultado a Tweeter Home Entertainment, uma companhia varejista que já estava falida teve uma alta em seus papéis de 2.200%.
O movimento positivo se manteve por alguns dias, antes das negociações serem interrompidas devido a confusão.
Já no ano de 2017 a Snap Inc., fabricante do aplicativo de mídia social Snapchat, perdeu uma boa parte da venda de suas ações devido a uma confusão dos investidores.
Muitos realizaram compras a aquisição da Snap Interative, uma companhia responsável por fabricar tecnologias descentralizadas para aplicativos sociais multimídia e comunicação comercial. Depois desta confusão, esta empresa mudou seu nome para PeerStream.
Porém, no mais recente caso envolvendo a Zoom, os investidores que se enganaram acabaram por levar a melhor.
Devido ao COVID-19, as duas companhias obtiveram um bom resultado, mas a empresa de Beijing trouxe lucros muito mais substanciais. Esta é uma das maiores provas de que, no mundo dos negócios, nem sempre as jogadas mais inteligentes e pensadas são as melhores. Muitas vezes o acaso e a sorte desempenham um papel fundamental.
Comentários