Notícias

Congressistas pedem demissão de Gary Gensler para ‘descentralizar’ a SEC

Share

Em nota publicada nesta segunda-feira (12) Warren Davidson pediu a demissão de Gary Gensler, atual presidente da SEC. Segundo o congressista, isso é uma luta crítica para proteger os mercados.

Outro nome por trás desse movimento é o de Tom Emmer. No ano passado, o congressista havia acusado Gensler de possuir laços com a falida corretora FTX.

Já a solução proposta vai muito além de substituir Gensler. Em suma, foi proposto a eliminação do cargo de presidente e a criação do posto de diretor-executivo, que atenderia os pedidos de comissionários republicanos e democratas.

Congressistas americanos pedem por “fim da tirania” da SEC

A nota de Warren Davidson é uma clara resposta aos recentes processos da SEC a empresas de criptomoedas. Na última semana, Binance e Coinbase se uniram a dezenas de outros projetos que entraram na mira da Comissão.

“Os mercados de capitais dos EUA devem ser protegidos de um presidente tirânico, inclusive o atual”, apontou Davidson. “É por isso que estou apresentando uma legislação para corrigir o abuso de poder em andamento, garantindo proteção que seja do interesse do mercado nos próximos anos.”

“É hora de uma reforma real e de demitir Gary Gensler como presidente da SEC.”

A proposta também está sendo apoiada por Tom Emmer. Através de sua página oficial, o congressista citou que Gary Gensler cometeu uma “longa série de abusos”, mas que isso precisa acabar.

“Os investidores e a indústria americana merecem uma supervisão clara e consistente, não um jogo político.”

A proposta sugerida pelos congressistas vão muito além da substituição de Gensler por outra pessoa. Em vez disso, notam que a SEC não deveria ter uma figura central e tal cargo deveria passar por uma redução de poderes.

“Demita Gary Gensler. Toda a regulamentação, aplicação e investigações [seriam] conduzidas por 6 comissários.”

Proposta de reformulação da SEC enviada por congressistas americanos que pedem a demissão de Gary Gensler.

A proposta também foi compartilhada por Changpeng Zhao. Assim como suas empresas, o CEO da Binance está sendo processado pela SEC e seria um grande beneficiado com a mudança.

Criptomoedas seguem pressionadas

Ainda que muitas criptomoedas tenham recuperado parte das perdas do final de semana, o sentimento ainda é negativo no mercado. Na última hora, Ripple (XRP) perdeu 5,6% de seu valor, Cardano (ADA) e Solana (SOL) apresentam baixas de 1,9% e 1,8%, respectivamente.

Mercado de criptomoedas segue abalado após processo da SEC contras as duas maiores corretoras do mercado. Fonte: Coin360.

Por fim, é difícil imaginar que a SEC passe por mudanças estruturais. Além do modelo atual funcionar desta forma desde sua criação, a guerra contra as criptomoedas também envolve outras agências americanas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK