Notícias

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Share

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do Bitcoin alegando violação de direitos autorais. O proprietário do bitcoin.org, Cobra, se recusou, enquanto os desenvolvedores do bitcoincore.org removeram o documento.

Os advogados do “falso Satoshi” enviaram avisos de violação de direitos autorais a cinco pessoas que hospedam o whitepaper original do Bitcoin. Essas pessoas controlam e operam os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org.

As cartas foram enviadas de acordo com as regras de processo civil da Inglaterra para reivindicações de propriedade intelectual. Essas cartas servem para avisar uma pessoa de que um processo judicial poderá ser instaurado contra ela em breve, uma notificação extrajudicial.

Na manhã desta quinta-feira, o Cobra, proprietário do bitcoin.org, publicou um texto dizendo que recebeu a carta na quarta-feira (20), assim como os desenvolvedores responsáveis pelo bitcoincore.org.

A carta diz que Craig Wright possui os direitos autorais do documento, do nome Bitcoin e diz também, sem provar, que é Satoshi Nakamoto” – portanto, é proprietário legal do domínio bitcoin.org.

Um print da carta postada no twitter é dirigida especificamente ao Cobra, com o faketoshi pedindo que o whitepaper seja removido dos sites e não seja publicado novamente sem permissão.

A carta exige ainda as informações pessoais do Cobra para fins de comunicação, ou Wright “tomará medidas para averiguá-las por outros meios”. Eles deram ao dono do site até 3 de fevereiro para responder.

Bitcoincore.org remove whitepaper, Cobra responde

Cobra publicou um post no bitcoin.org dizendo que não vai retirar o whitepaper do site, afirmando que as “alegações de Craig Wright não têm mérito”, mas que, “infelizmente, sem o consultar, os desenvolvedores do Bitcoin Core removeram o whitepaper do bitcoincore.org, dando crédito as falsas alegações.”

O whitepaper foi removido do site Bitcoin Core em menos de 2 horas após o recebimento das cartas. “Isso foi mesclado muito rápido”, comentou o Cobra sobre o pedido de remoção do documento.

O desenvolvedor líder do Bitcoin, Wladimir J., argumentou que “o status de licenciamento deste arquivo não está claro. Ele pode ser encontrado em vários locais agora, e como este site é sobre Bitcoin Core (uma implementação específica), não sobre Bitcoin em geral, o whitepaper não precisa necessariamente ser hospedado aqui.”

Cobra disse que o bitcoin.org vai manter o whitepaper do Bitcoin e recomendou que outros sites devem fazer o mesmo, resistindo as falsas alegações de que Craig Wright é criador do Bitcoin.

O documento foi publicado em 2008 por Satoshi Nakamoto em uma lista de discussão sobre criptografia.

Com o passar dos anos surgiram diversos golpista se dizendo criador do Bitcoin, contudo, nenhum conseguiu provar, o que, em teoria, é uma tarefa fácil, já que o verdadeiro Satoshi Nakamoto tem uma chave pública PGP conhecida, portanto, é criptograficamente possível provar ser Satoshi Nakamoto. O que Craig Wright nunca foi capaz de fazer.

O falso Satoshi Nakamoto parece apenas querer atenção e alguns minutos de fama.

Cobra disse que vai resistir as falsas alegações:

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Livecoins