SEC

CVM dos EUA intima Michael Burry por ação que subiu 1.700% no último ano

Share

O lendário trader do mercado tradicional Michael Burry publicou em seu Twitter nesta sexta-feira (24) que a CVM dos EUA, a SEC, intimou ele a dar explicações sobre seus lucros com uma ação que valorizou 1.700% no último ano.

De fato, todo o grande movimento abalou as estruturas do mercado de ações nas bolsas de valores e plataformas de investimentos dos Estados Unidos. Um grupo que era até então desconhecido, chamado de WallStreetBets, foi o responsável pelo surto de fundos de hedge e do renascimento de algumas empresas que estavam beirando a falência.

Uma delas e talvez a que se tornou mais famosa desse movimento visto em janeiro de 2021 foi a GameStop. Chamando atenção até de bilionários como Elon Musk e de investidores de Bitcoin, o caso foi chamado de manipulação de mercado pelas autoridades.

Outras ações se beneficiaram deste movimento do WallStreetBets, que ficou conhecido como “ações memes”, mas deixaram muitas pessoas ricas. Vale lembrar que no mercado financeiro tradicional, tanto a prática de manipulação de preços quanto a de negociação com informações privilegiadas é considerado crime.

CVM dos Estados Unidos intima Michael Burry sobre caso GameStop

Nesta sexta, Michael Burry compartilhou com seus seguidores, em tom de ironia, que foi intimado pela CVM dos EUA a dar explicações sobre seu envolvimento com a GameStop (NYSE: GME).

Como era um investidor dessa empresa no auge da súbita valorização, estima-se que este lendário trader, que é apontado como o homem que previu a crise de 2008, tenha feito um lucro de 1.500% só em janeiro, que foi quando as ações da companhia explodiram no mercado.

Com sua intimação, Michael Burry disse que há uma lista de outras pessoas que também foram intimadas pela SEC a dar explicações sobre o caso GME, após nove meses do ocorrido. Ele lamentou que o mundo está com grandes problemas para dar explicações sobre este caso.

“Então, quem recebeu uma intimação da SEC sobre $GME? Na verdade, eu sei quem, eles estão na minha intimação. Com tudo o que está acontecendo no mundo.”

Michael Burry compartilha intimação da CVM dos EUA enviada a ele/Twitter

Vale notar que a GameStop é uma empresa esquecida no mercado e muitas pessoas viram que as ações seguiam sendo vendidas por um grande fundo. Quando a compra em massa aconteceu, o fundo acabou tendo que encerrar sua posição com um prejuízo gigantesco, causando temores no mercado financeiro uma situação desconhecida por Wall Street.

Com a compra do fórum WallStreetBets, as ações da GameStop viraram para grande alta e valorizou 1.700% nos últimos 365 dias, cotada hoje em US$ 185,00 cada, sendo que valia menos de US$ 10,00 em setembro de 2020.

Executivo do aplicativo Robinhood pode ter mentido sobre crise em meio a compras em massa

Nesta sexta também, a CNBC obteve acesso a áudios de executivos do aplicativo Robinhood. Quando as ações começaram a explodir no mercado, influenciadas por um súbito movimento de compra do WallStreetBets, um grupo do Reddit que hoje tem mais que 10 milhões de usuários, os executivos entraram em desespero.

Esse aplicativo foi um dos que foi abalado pela compra em massa de ações e pode ter ficado sem liquidez, ao contrário do que afirmou o CEO da Robinhood na época.

O caso que ocorreu no início de 2021 segue tendo desdobramentos e deverá manter investidores da empresa ocupados nos próximos meses, sendo Michael Burry um deles.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci