Bitcoin

Fiquem do nosso lado ou percam as eleições, alertam empresários cripto a politicos

Share

O cenário político dos Estados Unidos está sendo cada vez mais influenciado pela crescente presença e atuação de lobistas do setor de criptomoedas, com figuras importantes do mercado lançando um aviso aos candidatos políticos do país: apoiar a indústria de criptomoedas ou enfrentar derrotas nas urnas.

Um exemplo citado para reforçar o alerta foi a derrota da deputada democrata Katie Porter nas primárias do Senado pela Califórnia, após um maciço investimento de US$ 10 milhões por empresários da indústria cripto em campanhas publicitárias e esforços para conseguir votos.

O Super PAC pró-cripto, conhecido como Fairshake, tem demonstrado sua capacidade financeira de influenciar as eleições americanas, acumulando um ‘fundo de guerra’ de cerca de US$ 75 milhões destinados às eleições nos EUA.

Fique contra o Bitcoin e perca as eleições

Entre os apoiadores do movimento estão nomes de peso como Brian Armstrong, CEO da Coinbase, a maior corretora dos EUA, e os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, fundadores da corretora Gemini.

A indústria cripto, embora reconheça a dificuldade em desafiar críticos ferrenhos como a senadora Elizabeth Warren, está usando a derrota de Porter como um exemplo para pressionar aliados políticos que veem como mais vulneráveis.

De acordo com a Bloomberg, essa estratégia inclui uma potencial pressão sobre o senador Sherrod Brown, conhecido por ser um dos maiores críticos das criptomoedas no país.

Enquanto isso, propostas legislativas visando combater o financiamento ilícito por meio de criptomoedas estão sendo observadas de perto pela indústria. Projetos de lei buscando aplicar regulamentações pesadas ao mercado estão em discussão, o que reforça a contínua tensão entre os empresários do setor e os políticos críticos das moedas digitais.

Grupos pró-cripto como a Associação Blockchain e a Câmara de Comércio Digital afirmam que os projetos de lei atuais imporiam requisitos impraticáveis ​​e efetivamente matariam a indústria nos EUA.

A estratégia de investimento maciço em campanhas eleitorais, portanto, marca uma evolução na postura da indústria cripto, que busca agora se recuperar de uma série de escândalos do setor, como a falência da corretora FTX.

Ao mesmo tempo, a recente aprovação dos ETFs de Bitcoin pelos reguladores dos EUA é vista como um ponto de virada, dando ao Bitcoin um novo ar de legitimidade e, de quebra, à indústria como um todo.

Os críticos, no entanto, permanecem céticos quanto à eficácia dessa influência, apontando para a escolha estratégica de alguns PACs (Comitês de Ação Política) ligados às criptomoedas de evitar o tema nas campanhas e focar em questões mais amplamente apelativas.

Ainda assim, a disposição da indústria de criptomoedas de utilizar sua força financeira para moldar o ambiente político e legislativo dos EUA é importante para o setor, indicando que os empresários estão dispostos a gastar o que for preciso para ver o mercado crescer.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Vinicius Golveia