Fundação Ethereum está sendo investigada por autoridade americana

Share

A Fundação Ethereum, organização responsável pelo desenvolvimento da segunda maior criptomoeda do mundo, foi intimada por uma autoridade estatal pela primeira vez em sua existência, uma situação que, apesar de não ter muitos detalhes divulgados, pode gerar consequências para a moeda digital.

A informação foi compartilhada por meio do repositório GitHub da fundação, gerando curiosidade e especulação na comunidade do Ethereum.

Pablo Pettinari, desenvolvedor front-end na fundação Ethereum, anunciou que uma seção do rodapé do site oficial do Ethereum foi removida em resposta a uma intimação que incluiu uma cláusula de confidencialidade.

Atualmente, as autoridades que normalmente impõem ordens de silêncio incluem a SEC, o FBI e o IRS, mas a necessidade dessa medida neste contexto permanece incerta.

“Este commit remove uma seção do rodapé, pois recebemos um inquérito voluntário de uma autoridade estatal que incluiu um requisito de confidencialidade,” explicou.

Fundação Ethereum sob investigação

A remoção se refere à imagem de um canário e ao texto associado, que historicamente serviam como indicativos de que a Fundação Ethereum não havia sido contatada por nenhuma agência, de maneira a requerer que tal contato permanecesse em segredo.

Essa prática, conhecida como “sinal de canário” (canary signal), é geralmente usada por organizações para sinalizar discretamente mudanças na sua liberdade de expressão ou na recepção de ordens de autoridades.

De acordo com dados do Wayback Machine, plataforma que cataloga versões antigas de sites, tanto o canário quanto o texto correspondente estavam presentes no site do Ethereum em janeiro. Atualmente, nenhum dos elementos é visível, indicando a veracidade da ação tomada pela fundação.

Vale notar que esta não é a primeira vez que o canário é removido do site da Fundação Ethereum. Um incidente similar ocorreu em 2018, porém, foi posteriormente esclarecido como um erro. Desde então, a imagem do canário foi atualizada para a versão atual.

Até o momento, a Fundação Ethereum não comentou sobre o caso e a falta de detalhes específicos sobre a autoridade envolvida e a natureza da intimação levantam questões importantes sobre a relação entre as autoridades e a segunda maior moeda digital do planeta.

De acordo com especialistas do setor, a situação indica que a fundação está em processo de comprimento da intimação, entregando dados privados a uma autoridade governamental não revelada.

Enquanto isso, os pedidos de ETFs de Ethereum estão sendo adiados pela SEC, com especulações de que eles podem ser rejeitados pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos potencialmente devido a tal investigação.

A natureza da investigação, no entanto, continua sendo objeto de ampla especulação. O que seria tão privado que exigiria uma ordem judicial para ser acessado, levantando questões sobre possíveis endereços de Oferta Inicial de Moedas (ICO), investidores e outras informações sensíveis.

As implicações da intimação estão sendo apontadas como preocupantes, não apenas para o Ethereum, mas para todo o ecossistema de criptomoedas, já que a entrega de dados privados sob intimação pode estabelecer um precedente perigoso, especialmente na ausência de transparência ou divulgação por parte da fundação.

A falta de comunicação, combinada com as preocupações levantadas por relatórios que sugerem a concentração de Ethereum por entidades chinesas, joga mais lenha na fogueira.

Alguns rumores sugerem que a SEC poderia estar buscando evidências para questionar a descentralização da Ethereum ou identificar irregularidades fiscais ou fraudes durante sua ICO.

Sem mais informações da Fundação Ethereum ou das autoridades envolvidas, os investidores devem assumir uma postura defensiva, potencialmente exacerbando a recente queda no preço do ETH e favorecendo outras criptomoedas como Bitcoin (BTC) ou Solana (SOL).

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Vinicius Golveia
Tags: .ethEthereum