Brasil

Gabinete de Segurança Institucional faz alerta contra fraude com criptomoedas

Share

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu um comunicado público alertando para uma fraude com criptomoedas, na última quarta-feira (18). A competência do órgão é acompanhar assuntos que envolvem a segurança do Presidente da República no Brasil.

Atualmente, o GSI é chefiado pelo Ministro de Estado Marco Edson Gonçalves Dias, general da reserva do Exército Brasileiro. Sua função é assessorar o presidente em questões militares e de segurança, cuidando para que Lula não tenha surpresas em seu governo.

Assim, o ministério ainda em início de governo já se mostra preocupado com ataques cibernéticos contra o atual chefe de Estado. Não está claro se o comunicado é uma prevenção a novos problemas, visto que atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro pressionam o GSI nos últimos dias.

Gabinete de Segurança Institucional alerta para fraudes de mineração de criptomoedas em infraestruturas

O GSI, por meio de uma Orientação de Segurança da Informação e Cibernética (OSIC), começou 2023 enviando comunicados a público.

Por meio da OSIC 2, publicada na última quarta-feira (18), o ministério pede cuidados com “Abuso com mineração de criptoativos em infraestruturas (Cryptojacking)“.

Na explicação, o ministério deixa claro que as criptomoedas permitem transações, registradas em blockchain. Como cresce a popularidade desses meios de se enviar valores pela internet, os criminosos tentam lucrar com o setor.

A mineração de criptomoedas em computadores de terceiros acontece quando um hacker instala um malware no dispositivo da vítima. Segundo o GSI, todos os membros do Governo Lula devem se atentar para o problema e atentar para medidas protetivas.

“Como ações protetivas contra os ataques de criptomineração, o Departamento de Segurança da Informação (DSI) sugere: no caso de ataques executados em navegador, o processo de mineração é interrompido com o fechando a guia do navegador; instalar antimalware com proteção de endpoint e capaz de detectar criptomineradores; manter o filtro da web atualizado; gerenciar plugins e extensões do navegador para minimizar o risco de execução de scripts; e aplicar patches e updates de segurança nos equipamentos.”

Além da recomendação de segurança contra criptomoedas, o GSI também pede que membros do governo se atentem para ataques de engenharia social.

GSI já alertou para golpes no setor no último governo

Em outubro de 2021, durante o último governo do Brasil, o então Ministro General Heleno atualizou o Glossário de Segurança Nacional, citando Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, no documento oficial brasileiro.

Antes disso, em 2020, o mesmo ministério emitiu um alerta público contra os ransomwares, que estavam atacando órgãos públicos em meio à pandemia da COVID-19. Ao capturar sistemas, criminosos costumam pedir o pagamento de resgates em criptomoedas.

Por fim, o principal órgão de proteção dos presidentes brasileiros mostra que acompanha a evolução das tecnologias para prevenção de incidentes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci