Notícias

Bilionário diz que ganância da mineração de bitcoin está destruindo o planeta

Share

O bilionário Tom Steyer, conhecido por gerenciar o fundo Farallon Capital por 26 anos, falou sobre o impacto da mineração de Bitcoin sobre o nosso planeta, dizendo que já recusou uma proposta. A conversa aconteceu com Andy Serwer durante programa do Yahoo Finance nesta quinta-feira (4).

A expulsão dos mineradores chineses vem mostrando grande impacto neste setor conforme cada vez mais energia consumida é oriunda de fontes renováveis, como hidrelétricas.

Hoje o uso de fontes de energia poluentes é um problema tanto de mineradores quanto de países que não buscam soluções para esta causa. Enquanto for mais barato utilizar carvão e combustíveis fósseis, a ganancia falará mais alto e os usarão.

O Bitcoin não é o problema

Quando questionado sobre mineração de Bitcoin e seu impacto na mudança climática, Steyer mostrou-se bastante sensato na sua resposta. O bilionário afirmou que o problema não é o Bitcoin e sim as formas de geração de energia.

“O Bitcoin é um grande usuário de eletricidade, essa eletricidade é derivada de combustíveis fósseis e emite gases de efeito estufa e outras toxinas, então é um problema. […] Se nós gerarmos energia completamente limpa, e você minerar Bitcoin consumindo muita eletricidade, porém limpa, sem causar danos a saúde ou ao planeta, então tudo bem”, disse Tom Steyer

Este também foi o motivo pelo qual a Tesla parou de aceitar Bitcoin como forma de pagamento. Todavia Elon Musk afirmou que quando a mineração fosse feita usando 50% de energia limpa, a empresa voltaria a aceitar BTC.

Conforme último relatório apresentado pela Tesla, a empresa informou que pretende voltar a aceitar BTC. Um destes motivos pode ser o relatório do Bitcoin Mining Council, grupo global de mineradores, que informaram um aumento no uso de energia limpa.

Em continuação a sua fala, Steyer afirmou que já recebeu propostas para minerar Bitcoin próximo a uma usina de carvão, obviamente ele recusou a oferta.

“Me perguntaram: Você quer investir em uma operação de mineração próxima a uma usina de carvão? Você não precisa transportar o carvão, é mais barato […] Isso é um desastre.”

Saída da China mudou o Bitcoin

A saída dos mineradores da China, forte dependente de carvão para gerar energia elétrica, fez muito bem para o Bitcoin. Principalmente em relação aos ativistas ambientais que sempre criticam estes gastos.

Como mencionado acima, o uso de fontes renováveis de energia para minerar bitcoin está cada vez mais alto conforme os EUA tornou-se o país com maior hashrate do mundo. Da mesma forma, o BTC está ajudando o país a melhorar seu sistema de geração e distribuição de energia.

Além disso, outros países também estão apresentando programas onde mineradores que usarem energia renovável ganharão vários tipos de desconto ao exercer a atividade de mineração.

Por fim, embora alguns mineradores tenham culpa já que sua ganancia fala mais alto que tudo, o grande vilão desta história são países que ainda não estão usando, e incentivando o uso de, fontes alternativas como nuclear, eólica e solar.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK