Bitcoin

Golpe da carteira preta ataca investidores de bitcoin no Brasil

Share

Um novo golpe que ocorre na internet utiliza a imagem de uma famosa carteira de bitcoin, com uma imagem preta, para atrair vítimas para a fraude. Perpetuada principalmente via YouTube, a nova modalidade de golpe pretende roubar todos os fundos em bitcoin de pessoas que acreditam no esquema.

E um youtuber brasileiro que detectou o problema foi o BitDov, um dos apresentadores do canal Bitcoinheiros. Responsável por ajudar em várias produções de como criar uma carteira segura, ele detectou que muitas pessoas alegaram ter uma versão falsa e na cor preta da Blue Wallet.

Contudo, a Blue Wallet é uma carteira que tem até o “azul” em seu nome, e carrega como características o uso da cor em sua marca. Ou seja, quem utiliza uma carteira de outra cor da marca pode correr sérios riscos.

Golpe da carteira preta de bitcoin aceita até Pix como pagamento, alerta youtuber brasileiro

Em uma publicação no último domingo (11), o youtuber bitconheiro “BitDov” denunciou via Twitter um golpe que está ocorrendo pela internet.

De acordo com ele, tudo indica que uma quadrilha de estelionatários estão criando versões da Blue Wallet no Telegram. As carteiras “pretas” que aceitam bitcoin, contudo, estão criando verdadeiros golpes, ao dar aos seus usuários algumas chaves públicas para importação.

As carteiras criadas permitem apenas a visualização de fundos, mas não oferecem aos usuários as chaves privadas dos endereços. Assim, quando um usuário envia fundos ao endereço, ele perde tudo que depositou.

Após o início do golpe, a carteira falsa começa a pedir para as vítimas pagamentos em Bitcoin e via Pix, indicando que os estelionatários possuem contas em bancos brasileiros.

“Parece que tem uma quadrilha de estelionatários “abrindo Blue Wallet pelo Telegram”, provavelmente dando XPUB para vítima importar na carteira e achar que tem fundos, quando só tem visualização. Então pedem dinheiro via PIX ou que depositem mais BTC na carteira para poder sacar.”

Relatos de vítimas do golpe da carteira preta de bitcoin/Reprodução.

“Cuidado com o golpe da carteira preta”

Após alertar que o golpe da falsa Blue Wallet tem atraído várias vítimas, algumas que comentaram em vídeos do canal Bitcoinheiros sobre o problema, BitDov lembrou que todos devem tomar cuidado com o golpe da falsa carteira preta de bitcoin.

O youtuber lembrou que muitas vítimas começaram a falar do tema há pelo menos um ano, ou seja, é possível que desde 2022 o golpe ocorra pela internet. De qualquer forma, criar uma carteira de bitcoin envolve uma série de passos, sendo um dos primeiros a busca por uma marca segura.

Vale lembrar que no site oficial do bitcoin.org, várias opções de carteiras validadas pela comunidade mundial estão à disposição para download, tanto em versões para computador, quanto para celular.

Por fim, para evitar cair no golpe, é muito importante que quem está iniciando em sua jornada com o bitcoin não realize o download de carteiras de fontes desconhecidas. Além disso, criar carteiras em ambiente online são altamente perigosas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: pix