Bitcoin

Hacker rouba corretora e cria memecoin para zombar das vítimas

Share

A RocketSwap, uma corretora descentralizada de criptomoedas, perdeu cerca de R$ 4,3 milhões em um hack no início desta semana. Segundo seu “programa de emergência”, uma das ações da equipe seria entrar em contato com o ladrão, pedindo pela devolução dos fundos, mas o hacker tinha outros planos.

Ainda na última segunda-feira (14), o hacker criou uma memecoin chamada LoveRCKT que, em tradução livre, significa “amo a Rocket”. Apesar de ser um insulto às vítimas, a criptomoeda chegou a valorizar 275% em menos de 5 horas.

No entanto, como visto no gráfico abaixo, a LoveRCKT despencou logo em seguida.

Memecoin LoveRCKT chegou a ter uma grande alta, mas logo despencou. Fonte: CoinMarketCap.

Outra curiosidade da memecoin é o número de moedas. No total, existem 100 trilhões de LoveRCKT. Em comparação, o Bitcoin possui apenas 19,4 milhões de unidades em circulação, já a Dogecoin possui 140 bilhões de moedas, um número já considerado um absurdo.

Corretora é hackeada, assume o erro e busca soluções

Na segunda-feira (14), a equipe da RocketSwap detectou uma anomalia em seus sistemas, afirmando estar investigando o problema. Minutos depois, informou que seu sistema foi invadido, causando perdas a todos os seus usuários.

“Um hack de força bruta do servidor foi detectado e, devido ao contrato de proxy usado para o contrato do farm, havia várias permissões de alto risco que levaram à transferência dos ativos do farm”, informou a RocketSwap. “Lamentamos muito por sua perda.”

A equipe afirmou ter corrigido a falha e, a partir dali, iniciou um plano para salvar seu negócio e auxiliar as vítimas. Dos sete pontos do plano, o último deles seria entrar em contato com o hacker.

“Pedir aos hackers que devolvam os ativos às vítimas.”

A tática, embora pareça ingênua, já funcionou outras vezes. No início deste mês, o hacker da Curve Finance devolveu milhões em criptomoedas à corretora, e até provocou os desenvolvedores ao deixar mensagem dizendo “sou mais esperto que vocês”.

No entanto, tudo indica que o hacker da RocketSwap é um pouco mais maluco que seu amigo acima. Afinal, ele criou uma memecoin chamada LoveRCKT para zombar das vítimas afetadas pelo seu crime.

Segundo dados da PeckShield, da terça-feira (15), o hacker também lucrou outros 20 ETH (R$ 174.000) com sua memecoin. De qualquer forma, o ‘projeto’ que chegou a valorizar 275% caiu 71% nos dias seguintes, sendo difícil pensar em uma reação.

Por fim, esse parece ser mais um caso inédito no mundo das criptomoedas, que não para de nos surpreender com a habilidade, criatividade e certa falta de noção de alguns indivíduos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK