Categories: Bitcoin

História do Bitcoin

Share

O mundo fala cada vez mais de Bitcoin, moeda digital, ouro digital, Satoshi Nakamoto, mas nem todo mundo conhece a história por trás da criptomoeda que mudou o mundo. Conheça um breve resumo do nascimento do Bitcoin e um pouco do que sabemos sobre Satoshi Nakamoto.

Este texto tem como fonte um post do BitcoinTalk postado pelo usuário Loganota

1. Satoshi Nakamoto

Certamente um dos maiores mistérios do mundo da tecnologia é a identidade de Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin – Satoshi Nakamoto – é um pseudônimo, pode representar um homem, uma mulher ou até mesmo um grupo de pessoas.
Desde que a criptomoeda foi criada em 2008, ninguém foi capaz de descobrir quem realmente é Nakamoto.
Alguns especialistas concordam que descobrir a identidade de Nakamoto poderia ter um impacto imenso na economia e na política interna do bitcoin.

Em 2008, Nakamoto publicou um whitepaper de nove páginas com a primeira menção do bitcoin, chamando-o de “sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer”, poucos meses depois, Nakamoto lançou o primeiro software de bitcoin e fez parceria com desenvolvedores, este ambiente de desenvolvimento colaborativo continuou até 2011, quando, sem aviso prévio, Nakamoto desapareceu.

Nakamoto não foi embora de mãos vazias, ele acumulou cerca de um milhão de bitcoins antes de sumir, hoje, esse montante vale mais de US $6.5 bilhões.

Se o bitcoin cumprir seu papel de se tornar uma moeda global, Satoshi Nakamoto provavelmente seria a pessoa mais rica do mundo e também teria uma participação maior da oferta final de bitcoins do que o governo dos EUA detém hoje em ouro.

 

Quem é Nakamoto?

Satoshi Nakamoto não parece estar interessado em aparecer, o anonimato proporciona privacidade, proteção e paz – três coisas que provavelmente o proprietário de um milhão de bitcoins com certeza não teria.

Gostaríamos de saber quem criou o bitcoin e também o futuro da criptomoeda, o que vai acontecer com todas aquelas moedas que Satoshi detem. Se elas foram perdidas para sempre, ou se em algum momento serão despejadas no mercado.

Vários jornais foram a busca de Satoshi e encontraram alguns nomes como Dorian Satoshi Nakamoto que morava próximo a Hal Finney(guarde este nome).

Ao ser questionado sobre Bitcoin, ele disse “não estar mais envolvido com isso”, depois, disse que  não havia entendido a pergunta e que não sabia nada sobre Bitcoin.

“Ela foi repassada para as pessoas, elas estão no comando agora”.  Dorian Satoshi Nakamoto

NewsWeek, continuou as investigações e foi atrás do senhor que parou de responder e-mails do jornal imediatamente após ser questionado sobre o Bitcoin.

Dorian Satoshi Nakamoto negando ser criador do Bitcoin

Dorian Satoshi Nakamoto contratou um advogado e fez uma declaração publica negando mais uma vez ser criador do Bitcoin, Veja:

Meu Nome É Dorian Satoshi Nakamoto. Eu Sou A Pessoa Citada Na Reportagem Da Newsweek Sobre Bitcoin. Estou Escrevendo Esta Declaração Para Limpar Meu Nome.Não Criei, Inventei Nem Trabalhei Com Bitcoin. Eu Nego Incondicionalmente O Relato Da Newsweek.A Primeira Vez Que Ouvi O Termo “Bitcoin” Foi Através Do Meu Filho Em Meados De Fevereiro De 2014. Após Ser Contatado Por Uma Repórter, Meu Filho Me Chamou E Usou A Palavra, Que Eu Nunca Havia Ouvido Anteriormente. Logo Depois, A Repórter Me Encontrou Em Minha Casa. Chamei A Polícia. Nunca Concordei Em Falar Com A Repórter. Em Uma Conversa Que Se Seguiu Com Um Repórter Da Associated Press, Chamei A Tecnologia De “Bitcom”. Eu Ainda Não Estava Familiarizado Com O Termo.Minha Formação É Em Engenharia. Eu Também Sei Programar. Meu Trabalho Mais Recente Foi Como Engenheiro Eletricista Solucionando Problemas De Equipamentos De Controle Aéreo De Tráfego Para A Administração Federal De Aviação. Não Tenho Conhecimento Nem Trabalhei Com Criptografia, Sistemas Peer-To-Peer Ou Moedas Alternativas.Não Consegui Encontrar Emprego Estável Como Engenheiro Ou Programador Por Dez Anos. Eu Tenho Trabalhado Como Operário, Pesquisador E Professor Substituto. Cancelei Meu Serviço De Internet Em 2013 Devido A Graves Dificuldades Financeiras. Estou Tentando Me Recuperar Da Minha Cirurgia Na Próstata Feita Em Outubro De 2012 E De Um Acidente Vascular Cerebral Que Sofri Em Outubro De 2013. Minhas Perspectivas De Trabalho Remunerado Foram Prejudicadas Devido Ao Artigo Da Newsweek.A Falsa Matéria Da Newsweek Tem Sido A Fonte De Uma Grande Confusão E Estresse Para Mim, Minha Mãe De 93 Anos, Meus Irmãos E Suas Famílias. Ofereço Meus Sinceros Agradecimentos Às Pessoas Nos Estados Unidos E Ao Redor Do Mundo Que Me Ofereceram Ajuda. Eu Contratei Um Advogado. Esta Será Nossa Última Declaração Pública Sobre Este Assunto. Agora, Solicito Que Respeitem Nossa Privacidade. Tweet

Loganota, do Bitcoin Talk, menciona fatos interessantes de estatística dos horários em que Satoshi era mais ativo no forúm BTCT, cruzando os horários que não haviam posts dele foi possível presumir que ele estivesse dormindo e logo, encontrar o país onde ele provavelmente reside.

Alguns programadores julgam Satoshi como um programador ruim devido a seu “estilo de programar”, aparentemente por falta de experiência em programação, além disso, o código aparenta ser de apenas uma pessoa e não um grupo como já foi proposto.

Outra figura apontada como Nakamoto foi o cientista australiano Craig Wright, ele disse ser Satoshi mas não provou, não conseguiu fazer uma simples assinatura com alguns dos endereços atribuídos a Satoshi do bloco gênese.

Após ser confrontado e não ter sucesso na prova, ele apagou seu site com um pedido de desculpas, o australiano ainda não nega ser Nakamoto, apenas diz que não vai mais fornecer provas.

Wright dizendo ser criador do Bitcoin

Wright é um sujeito atolado em polêmicas. Títulos e cursos falsos foram identificados em seu currículo do LinkedIn e ele é investigado por sonegação de impostos.

Ele também diz possuir um supercomputador que estaria entre os 20 mais rápidos do mundo. A fabricante nega ter vendido qualquer equipamento para ele.

Acreditei que podia fazer isso. Acreditei que podia deixar os anos de anonimato e segredos para trás. Mas conforme os acontecimentos desta semana se desenrolaram e eu me preparava para publicar uma prova de acesso às primeiras chaves, eu caí. Eu não tenho a coragem. Disse,  após não conseguir provar ser Nakamoto.

Outro candidato a ser pai do Bitcoin é Nick Szabo (NS :: SN), devido a o estilo de programar e fato de que Nick já havia proposto um sistema parecido com o que é o Bitcoin hoje.

Satoshi Nakamoto cita várias pessoas no whitepaper, Szabo não é citado mas o sistema proposto por ele é considerado mais próximo ao idealizado por Nakamoto.

Rumores indicam que quando Satoshi estava em cena, Szabo não comentava apesar de ser do seu grande interesse. Satoshi desapareceu e ele voltou a falar do Bitcoin em seu blog.

Algumas pessoas acreditam que Satoshi Nakamoto é na verdade um grupo de empresas, sendo: Samsung, Toshiba, Nakamichi, e Motorola. Particularmente não acredito nisso.

A NSA também diz saber quem é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, mas a verdade é que a identidade do nosso herói não foi revelada, sobre os motivos que levaram Nakamoto a “sumir”, existem duas hipóteses, a do “Bom Satoshi” um pensamento em que o bitcoin não precise de uma figura central e logo, deve “crescer por conta própria”.

E a segunda hipótese é a do “Satoshi mau” onde “ele simplesmente pega todo o dinheiro e some”.

Algumas pessoas acham que Satoshi Nakamoto pode estar muito próximo mas não se revela, pode ser alguém extremamente ativo nas comunidades mas sagaz o suficiente para não cometer erros.

Se eu fosse criador do Bitcoin eu iria preferir ficar no anonimato.


 

3. LANÇAMENTO DO BITCOIN

Satoshi falou pela primeira vez do Bitcoin em Outrubro de 2008 em uma lista de discussão cypherpunk sobre criptografia, Lá, ele disponililizou o WhitePaper da moeda.

Em Janeiro de 2009 foi lançada a primeira versão do software em outra lista de discussão p2p, óbiviamente não foi muito aceito, várias pessoas desconfiando do futuro do Bitcoin – até hoje é assim- já que era apenas mais uma tentativa de criar uma moeda digital. Hal Finney no entanto vislumbrou o potencial do Bitcoin.

Vale lembrar aqui que Nakamoto não foi a primeira pessoa a criar uma moeda digital, mas foi ele quem resolveu o problema do gasto duplo através da blockchain.

O bloco gênese da coinbase possui a seguinte mensagem: The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks, Os Bitcoins desse primeiro bloco não podem ser gastos.

“Satoshi registrou uma manchete de um dos jornais mais famosos do mundo sobre aquilo que o Bitcoin veio substituir.” Loganota

Algumas pessoas vendem cópias desse jornal por US $ 10.000 no ebay. 


2. HAL FINNEY

Hal Finney é indicado como a primeira pessoa que recebeu uma transação de Satoshi, isso aconteceu em 12 de janeiro de 2009 no bloco 170,  Satoshi enviou a Hal 10 BTC. Hal também foi o primeiro a minerar um bloco e participou do desenvolvimento da moeda.  Veja um post do tweet:

Hal Finney morreu aos 58 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Segundo Loganota –usuário antigo do fórum bitcointalk, Finney escreveu uma história emocionante no forúm contando sua participação no Bitcoin e o diagnóstico da doença.

Finney concorda com o mistério em torno da identidade de Sakamoto e achava que estava lidando com um “jovem de ascendência japonesa muito inteligente e sincero”.

Antes de morrer, ele investiu todos seus bitcoins no processo de congelamento na tentativa de ser ressuscitado no futuro. Se você quiser ver o texto completo de Hal Finney, clique aqui.

Aqui você pode ver alguns e-mails trocados por Hal.


4. PIZZA

laszlo, um usuário do fórum bitcoin talk criou um tópico com um simples pedido de pizza, isso aconteceu no dia  18 de Maio de 2010, naquele dia ele ofereceu 10.000 BTC para quem comprasse e entregasse em sua casa uma Pizza.

O pedido foi atendido no dia 22 de Maio quando o usuário “jercos” realizou a compra e mandou entregar a pizza em sua casa.

Hoje 10.000 bitcoins valem nada mais nada menos que US $67.370.000, laszlo não parece ter se arrependido, recentemente ele repetiu o feito comprando mais pizzas utilizando Lightning Network.

Essa história criou a cultura de se comemorar o dia da Pizza.  Então, já sabe né !? Reúna seus amigos criptos para um belo rodízio ;D.


5. BITCOIN TALK

Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin Talk,  um fórum de discursao focado na criptomoeda, antes do BTCT havia o bitcoin.sourceforge.net (Não está acessível) Satoshi foi ativo no fórum até 12/12/2010, data de sua última postagem, se você quiser ver todas postagens do senhor Satoshi Nakamoto, clique aqui.

Perfil Satoshi Nakamoto no Bitcoin Talk

O Bitcoin Talk é o príncipal fórum de criptomoedas do mundo, a quantidade de informações e conhecimento que podemos obter lá pode ser surpreendente, além disso, você vai conhecer pessoas fantásticas como o usuário que nos inspirou a escrever este artigo. – Loganota –

Se você quiser saber mais sobre a história do Bitcoin, recomendamos este site: http://historyofbitcoin.org/ , nele é possível ver a linha de tempo de forma bem visual o progresso histórico da moeda. Você também pode gostar de conhecer uma lista de Livros sobre Bitcoin e Blockchain, e outra lista com filmes e séries.


Créditos: Loganota @ BTCT


Siga o Livecoins e continue recebendo nossos artigos: Facebook | Twitter


 

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Mateus Nunes
Tags: Bitcoin