62% da indústria automobilística espera que a tecnologia blockchain se torne uma “força disruptiva” em 2021. E 95% das empresas de automóveis querem fazer investimentos “moderados e significativos” na tecnologia nos próximos anos, de acordo com um relatório do IBM Institute for Business Value .
O relatório é chamado de “Ousar Ser Primeiro” e afirma que a tecnologia blockchain pode trazer benefícios à cadeia de suprimentos. Alguns tópicos importantes do relatório:
Uma grande quantidade dessas mudanças vem da tecnologia de contratos inteligentes inerente ao blockchain. Contratos inteligentes são essencialmente instruções “se-então” automatizadas. O relatório continua, “milhares de peças vão para a montagem de um veículo. A incapacidade de rastrear e verificar as peças pode resultar em peças que não funcionam corretamente quando são integradas a outras. Questões de desempenho e insatisfação do cliente podem ocorrer.”
Mais especificamente, a tecnologia blockchain ajuda a resolver os seguintes desafios:
O relatório também observa que a Porsche vem testando dapps blockchain desde fevereiro de 2018. Até agora, estes foram usados para bloquear ou desbloquear carros, para fazer empréstimos e até para estacionar veículos, de acordo com um relatórios da CCN. Nesta plataforma, os proprietários de carros podem rastrear quem usa seus veículos, para onde eles vão e por quanto tempo. Claro, isso pode ser de grande benefício para aplicativos como o GetAround.
Essas estatísticas vieram de uma pesquisa de “1.314 executivos automotivos em 10 áreas funcionais e 10 países”. O relatório afirma que apenas uma pequena quantidade de empresas automobilísticas está pronta para casos de uso de blockchain, mas à medida que o mercado de comércio eletrônico se torna mais prevalente, os espaços precisarão incorporar o ledger distribuído.
Um exemplo detalhado no relatório é o MobiCoin da Daimler AG. Este é um projeto baseado em blockchain destinado a incentivar os usuários a “hábitos de direção ecológicos”. Os motoristas que ganham essas moedas podem trocar por ingressos VIP em eventos populares como a Semana de Moda de Berlim ou a Final do MercedesCup.
Outros relatos de casos de uso de blockchain no mundo real incluem a parceria da IBM com o supermercado Carrefour para rastrear ovos, tomates, frango e muito mais em seu estoque. A empresa tem mais de 12.000 lojas em todo o mundo e usará a tecnologia blockchain nos próximos anos.
Em maio deste ano, a maior varejista de diamantes do mundo, a Signet Jewelers, firmou parceria com um programa de blockchain de diamantes chamado Tracr, da África do Sul. Essa colaboração garante que todos os diamantes sejam legítimos e não “diamantes de conflito” ilegais provenientes de zonas de guerra africanas.
A Tracr também ajuda a verificar que nenhum diamante é roubado ou substituído ilegalmente durante a sua mudança para os varejistas. É o primeiro projeto blockchain a fazê-lo. Esses casos de uso e muito mais são ótimos para a adoção mainstream.
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