WhatsApp

Links suspeitos no WhatsApp usam criptomoedas como isca, saiba se proteger

Share

Vários links suspeitos circulam pelo WhatsApp e usam as criptomoedas criptomoedas para aplicar golpes em vários países. O aplicativo de mensagem é um dos mais utilizados pelo mundo, tornando a comunicação instantânea e ponto-ponto.

Mesmo com todas as vantagens da tecnologia, alguns golpes têm sido vistos por usuários desatentos das plataformas de comunicação.

Isso porque, perfis falsos buscam obter dados das vítimas para cometer os crimes, que recebeu um alerta nos últimos dias na Argentina.

Links falsos no WhatsApp usam a imagem das criptomoedas para aplicar golpes

Um oficial de polícia de Puerto Madryn conversou nos últimos dias com o Canal 12 Web, onde explicou sobre um novo golpe com criptomoedas sendo disseminado pelo WhatsApp para a população local.

Segundo ele, os novos golpes estão buscando as vítimas com links suspeitos, que são apresentados formulários para que as pessoas preencham informações pessoais, em busca de ganhar criptomoedas. Com os dados preenchidos pelas pessoas, os bandidos então conseguem acessar contas bancárias das vítimas e transferir todo o valor.

“O objetivo da modalidade criminosa é que o usuário acesse o link que recebe e preencha dados pessoais em carteiras virtuais para poder acessar as criptomoedas. Dessa forma e com os dados das vítimas, eles entram nos aplicativos e transferem o dinheiro para suas contas.”

O oficial argentino Juan Carrasco lembra que links pelo WhatsApp são estratégias comuns em fraudes cibernéticas.

Vale lembrar que a vítima é parte fundamental para o sucesso do golpe, visto que ela participa ativamente ao ser fisgada pela narrativa da fraude.

Como evitar ser vítima pelo WhatsApp?

Em 2019, uma brasileira foi vítima de um golpe pelo WhatsApp após se cadastrar no aplicativo da OLX e conversar com um fraudador.

Dessa forma, é importante não passar o contato do WhatsApp para desconhecidos, redobrar o cuidado com links recebidos, sendo fundamental também evitar conversas com números desconhecidos, mesmo quando estes se passam por conhecidos.

Ofertas de investimentos e empregos pelo WhatsApp que prometem um bom salário também costumam ser possíveis golpes, principalmente quando chegam acompanhados de links estranhos.

O Livecoins recebeu de leitores alguns exemplos desses golpes já sendo disseminados pelo Brasil, que oferecem empregos na Amazon Brasil, em outras empresas e muito mais. As propostas são tão ousadas que chegam a prometer ganhos diários de R$ 1.500,00, por um trabalho de meio período.

Golpe oferece suposto emprego na Amazon com alta remuneração e poucas horas por dia de dedicação. Livecoins
Vagas de emprego falsas pelo Whatsapp tem chamado atenção no Brasil e outros países. Livecoins
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci