Notícias

NFT é bolha? NFT é investimento? Para que serve?

Share

Neymar, Stephen Curry, Eminem, Lil Baby, e Snoop Dogg, são algumas das celebridades que entraram na onda dos Bored Apes Yacht Club, uma série de NFTs. De forma simplificada, NFT é o registro no blockchain, um banco de dados público, da propriedade de determinado bem.

No caso, o Bored Apes Yacht Club é uma coleção de imagens de macacos criada por um algoritmo. Algumas características tornam a figurinha virtual mais rara, por exemplo, um chifre, ou um cigarro de palha na boca. Enfim, o importante é entender que o NFT é apenas uma entrada neste “cartório virtual”.

Por que alguém precisa de registro deste item?

Boa pergunta. Talvez seja pra mostrar pros amigos, ou o oposto, conseguir comprar no anonimato. O dono do NFT não recebe os direitos autorais da imagem, e qualquer pessoa consegue criar (mint) um registro idêntico.

A diferença é que o endereço original dos Bored Apes é público, divulgado nos sites e páginas especializadas.

Ou seja, você pode imprimir um “Las Meninas” de Velázquez, porém há registros históricos mostrando que o original está no Museu do Prado, em Madrid. Desse modo, o NFT funciona como um guia para determinar quais os endereços “corretos”.

Em suma, o blockchain não resolve o problema de autenticidade, que continua dependendo de entidades centralizadas para definir a coleção “original”.

NFT é bolha?

Essa pergunta não faz sentido, pois cada NFT é único. Dessa forma, julgar se o registro do item comprado por Neymar vale ou não R$ 3,4 milhões é muito subjetivo. O problema é que essas transações grandes tendem a “puxar” a valorização dos demais itens.

Além disso, notícias como essa tendem a trazer novos investidores, que ingressam no mercado acreditando que seus itens, algum dia, também vão valer milhões. Existe lógica por trás disso? Não, mas a esperança é a última que morre.

NFT é investimento?

Sim, sem dúvidas. Trata-se de algo absolutamente escasso e único, porém, sem liquidez. O fato do Bored Ape números 394 e 1.495 terem negociado essa semana, ou mês, não garante demanda para outro item da mesma série.

Óbvio, os marketplaces e criadores tentam criar indicadores de “floor price”, ou preço do item mais barato ofertado.

No entanto, sabemos que isso não faz o menor sentido, exceto para marketing, pois cada item é único. A única pessoa que acredita que seu registro no banco de dados precisa subir de valor pois um “similar” negociou é esperançoso dono do NFT.

NFT vale a pena?

Como investimento, me parece muito complicado. Quem certamente vai ganhar dinheiro nisso são os fundos de investimento por trás dos grupos lançando essas séries de NFTs, injetando grana em marketing e inflando as negociações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Marcel Pechman