Notícias

Bitcoin já bateu o topo neste ciclo?

Share

O foco para se posicionar em Bitcoin sempre deve ser considerado via longo prazo. Já falei muito sobre o curto prazo, volatilidade e ruídos.

Neste texto, vamos reforçar a conjuntura Macro do mercado e comparar o comportamental com o preço para que seja definido o momento atual de acordo com os ciclos do Bitcoin.

Além disto vamos saber o que fazer no curto prazo sem utilizar a emoção, apenas tomando ações baseado em dados concretos.

Reservas de Bitcoin em Exchanges

O ciclo atual é diferente no tempo, além de que as Reservas de Bitcoin dentro das corretoras apresentam comportamento diferente comparado com 2017 ou 2013. Super ciclo? Essa questão foi levantada no último artigo sobre este ponto.

Com isto dito, extensão cíclica referente ao tempo é totalmente plausível e levaria o preço a continuar a corrida de Touro atual após a virada de ano para o primeiro trimestre de 2022.

Os indicadores mapeados com Sequências (MVRV ou Puell Multiple) ainda não voltaram todo o movimento de correção recente ($65,000-$30,000), e mesmo assim o preço realizou um novo topo histórico em 8 de novembro.

Análise on-chain antecipa a direção futura do mercado já que é possível identificar a leitura Macro, porém é necessário dividir em períodos (curto/médio e longo prazo).

on-chain + estrutura de preço bull = MACRO

Nunca o foco deve ser o curto prazo já que por conta da oferta de Bitcoin limitada disponível no mercado causa grandes ‘buracos’ no preço e aos grandes jogadores realizarem ações de compra/venda o preço facilmente aciona regiões com Stop Loss e desencadeia grandes movimentações.

A especulação para ganhar dinheiro fácil em volta do Bitcoin sempre vai existir. Este ativo demanda esse tipo de investimento no período de tempo menor pela sua avassaladora valorização sobre moedas Fiat.

A estrutura de preço no médio/longo prazo está intacta, e mesmo que o curto prazo por algum momento seja perdido (como em $65k-$30k) não muda a direção Macro apresentada por conta da estrutura na periodicidade maior.

Ou seja, abaixo de $58,000 o curto prazo está revertido e então os Ursos estão no comando com primeiro alvo por volta de $50,800. Isso não muda a conjuntura Macro, mas muda o sentimento do mercado.

Em certos momentos o arrependimento para quem gerencia o seu risco no curto prazo será grande e então isto é mais combustível na fogueira ocasionando maior volatilidade e pulo entre os ‘buracos’ abertos no caminho em que o preço seguirá.

Não é preciso grandes volumes para que o preço escale, já que o fator principal para valorização do Bitcoin é a escassez e a dinâmica de oferta.

Liquidações Short/Long em todas as Exchanges USD (Gráfico Diário)

Quando os últimos ‘Jogam a Toalha’ o preço tende a reverter o movimento da manada. Em dias com grandes liquidações, matando alguns Ursos, sugere-se que tenha cautela no curto prazo e cuidado com a retaguarda.

O preço buscou um novo recorde de preços enquanto as liquidações em massa em posições Short ainda não foi visto. Volumes abaixo de $60 milhões de dólares ocorrem desde o fundo por volta de $30,000. É positivo já que não indica euforia extrema.

Liquidações Short/Long em todas as Exchanges USD (Gráfico 1h)

No curto prazo é possível ver os Ataques em pontos estratégicos e logo em seguida: Cuidado com a retaguarda! Nunca se esqueça de gerenciar o risco no prazo maior para que no curto prazo aproveite a volatilidade de preços que Bitcoin oferece.

É nítido através da comparação dos indicadores utilizando Sequências definir o momento cíclico e saber que ainda Bitcoin está procurando o topo fim do ciclo de valorização.

Veja como funciona em detalhes os momentos definidos através de Sequências no indicador Puell Multiple e MVRV no último artigo comparativo.

MVRV Ratio (Market Value to Realized Value)

A divisão entre a capitalização de mercado e capitalização realizada historicamente aponta os topos e fundos principais ocorrendo na troca de polaridade entre os ciclos (bull & bear).

Isso porque a distorção entre ambos dados que compõem o índice MVRV ocorrem nesses momentos.

Quando a Euforia está fervendo e super aquecida a capitalização realizada tende a subir exponencialmente enquanto a capitalização de mercado também, já que muitos jogadores de forma histórica realizam lucro após valorizações. Neste caso o índice MVRV estará subindo.

No fundo ocorre de forma inversa. A capitalização de mercado está descendo de forma exponencial enquanto a capitalização realizada também, já que muitos jogadores por pressão e medo estão vendendo suas posições á mercado.

O comportamento humano é previsível e isso tende a repetir. O diferencial da leitura on-chain é os dados concretos, confiáveis e puramente auditáveis. Assim é possível definir com alta probabilidade tal comportamento e confiar que repetirá.

Puell Multiple

Diferente do MVRV, Puell Multiple é um índice definido através de dados da rede Bitcoin. No artigo comparativo citado acima você também poderá entender completamente como funciona as fases neste indicador.

Este índice é complexo e altamente assertivo nos topos e fundos principais na troca de polaridade, pois toda a dinâmica da rede Bitcoin é calculado através do dado que compõem a métrica.

O valor diário das moedas emitidas em USD divido pelo valor da média móvel de 365 dias das moedas emitidas em USD.

Quando a força computacional (Hashrate) estiver exponencialmente volátil (seja qual lado for), isso fará com que naquele período até a dificuldade ajustar haja uma distorção e a cada 10 minutos, em média, menos ou mais moedas (Bitcoin) estará sendo emitidas.

Na última correção de $65,000 – $30,000 este efeito no indicador ocorreu o levando para baixo, inclusive chegando a Região Verde (historicamente não ocorreu nas corridas de Touro anteriores) por conta da Hashrate corrigindo forte (cerca de -75%) fazendo com que os blocos fossem colocados em média a cada 20 minutos (o dobro do tempo normal).

Maior tempo para colocação de blocos, menos moedas emitidas diariamente. A composição comparada ao valor dos últimos 365 dias juntamente com o preço em USD também corrigindo, os pontos são cada vez mais baixos assim refletindo na métrica.

Métricas diferentes, momento cíclico idêntico! Mercado + Rede, basicamente o que move a Economia Bitcoin observado através de dois indicadores sinalizando o mesmo comportamento.

Sua ação, comprar ou vender Bitcoin, será contabilizada na cadeia em algum momento e será possível com alta probabilidade investir por uma estratégia com base em dados confiáveis.

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gabriel Cordeiro