Notícias

Preço do Bitcoin é guiado pelo M2, diz Ex-Goldman Sachs

Share

Para Raoul Pal, ex-executivo do Goldman Sachs, o Bitcoin não é um ativo cíclico assim como petróleo e outras mercadorias, e seu preço está baseado em um modelo de adoção, cujo futuro é andar “para cima e para a direita”.

Quanto ao halving, evento que diminui pela metade a recompensa pela mineração, o guru do macro mercado afirma que isso possa ser um fator. Entretanto, nota que o halving só faz sentido por estar correlacionado a liquidez, principal fator de impulsão de preço.

Além deste, vale lembrar que existem outros modelos que tentam precificar o Bitcoin. Embora não exista nenhuma fórmula mágica, alguns deles podem fornecer um melhor entendimento sobre este mercado.

Liquidez atrai capital, fazendo o preço do Bitcoin subir

Enquanto Raoul Pal, fundador da Real Vision, procura por oportunidades de investimentos usando macroeconomia e os ciclos de mercado, o caso muda totalmente quando o assunto é Bitcoin e outras criptomoedas.

Para este guru, o preço do Bitcoin é guiado exclusivamente pelo M2, ou seja, a quantidade de dinheiro em circulação na economia. Portanto, conforme o M2 só expande, a tendência é que o Bitcoin continue crescendo.

“As criptos não são impulsionadas por ciclos, mas sim pela liquidez global, o desvio global da tendência do M2.”

“A liquidez impulsiona as criptomoedas. Lembre-se de que este não é um ativo cíclico, portanto, não volta para onde estava como o petróleo e commodities,” aponta Raoul Pal. “É um modelo de adoção de rede que vai para cima e para a direita ao longo do tempo.”

Sobre a volatilidade, o ex-executivo do Goldman Sachs aponta que isso também está ligado a variação da tendência do M2, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Variação global da tendência do M2, em branco, e variação percentual anual da capitalização das criptomoedas.

Quanto ao halving, tido como muitos como um dos principais eventos que influenciam no preço do Bitcoin, Pal afirma que isso está correlacionado à liquidez. Entretanto, nota que o halving não é necessário como percursor.

“Você coloca mais liquidez nos mercados, isso faz com que mais pessoas consigam alocar capital nisso, em um ambiente de baixa oferta.”

Diversos modelos tentam precificar o preço do Bitcoin

Além do modelo de Raoul Pal, usando a variação da oferta monetária global e a escassez do Bitcoin, existem diversos outros modelos criados para tentar determinar o preço futuro do bitcoin.

Dentro os mais famosos estão o Stock-to-Flow (S2F), criado por Plan B, criticado por muitos investidores, bem como o gráfico arco-íris, que analisa o bitcoin em escala logarítmica e prevê um aumento exponencial de seu preço.

Por fim, embora não exista uma fórmula mágica para determinar o preço do Bitcoin, tais modelos merecem a atenção que lhes é dada. Além disso, é difícil imaginar que o BTC não tenha um futuro próspero já que governos continuarão matando suas moedas com a inflação.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK