Notícias

Venezuela vai acabar com dinheiro de papel e terá economia 100% digital

Share

A Venezuela é um país que é o centro das atenções na América Latina, mas não pelos motivos que a sua população gostaria. Com uma inflação extrema que causou uma crise humanitária, além do comando por um chefe de estado ditatorial, o país continua tentando inovar financeiramente para melhorar a sua situação.

O governo do país sul-americano anunciou que quer acabar com o dinheiro de papel e ser o 1 º pais do mundo com dinheiro 100% digital.

Isso pode colocar a Venezuela na linha de frente de uma revolução monetária que pode passar a ser o novo normal no mundo todo. Claro, muitos ainda continuam céticos, já que a Venezuela já provou ter dificuldades de conseguir alavancar suas soluções para os muitos problemas que enfrenta.

De acordo com informações locais do sistema televisivo Telesur, o presidente Nicolás Maduro disse em um pronunciamento ao público que está a Venezuela terá uma economia 100% digital:

 “Eles estão em guerra contra o nosso dinheiro físico. Nós estamos nos preparando esse ano para uma economia digital mais profunda em expansão. Eu defini o objetivo de uma economia que é 100% digital.”

No caso, “Eles” é uma referência aos EUA e outros países que aprovaram várias sanções econômicas contra a Venezuela, acelerando e piorando consideravelmente a crise financeira do país e atrapalhando uma possível recuperação.

Ainda de acordo com as informações, Maduro pretende “fazer todo o dinheiro físico sumir no futuro.” 

Além da moeda física estar em “guerra”, como colocado pelo presidente, o Bolivar, moeda oficial da Venezuela, quase não é usado pela sua população.

Para se ter uma ideia, nos últimos 3 anos a moeda fiduciária do país perdeu 99.9% do seu valor, o que fez com que um grande número de novas cédulas com valores maiores fossem impressas. Atualmente é possível encontrar notas de 50 mil Bolivares.

Com isso, usar as notas é mais trabalhoso do que qualquer outra coisa. Sendo assim, de acordo com informações passadas pelo presidente, 18,6% das transações comerciais são feitas em dólar, 77,3% são feitas através de cartões de crédito e apenas 3,4% são feitas com dinheiro em mãos.

Vale mencionar que o governo Maduro não faz restrição do uso do dólar dentro do país, em alguns casos é até facilitada.

Atenção vai se voltar a Venezuela e a sua economia digital

Venezuela foi o primeiro país a desenvolver e utilizar uma criptomoeda nacional, o Petro.

O que a Venezuela está fazendo, mesmo que seja por necessidade, é algo que muitos outros países estão pretendo fazer no futuro. Sendo assim, o país sul-americano pode ser a “cobaia” perfeita para testar como uma economia 100% digital pode se comportar e quais vantagens trarão.

Com certeza muitos países, principalmente os europeus e os asiáticos, vão ficar de olho nesse novo desenvolvimento financeiro do país, que pode até mesmo ser a base para uma mudança global bem significativa.

Ainda não sabemos como a criptomoeda Petro, primeira criptomoeda estatal do mundo, será utilizada neste contexto.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Matheus Henrique