Bitcoin

“Creptomoeda” ou “Bitcóil”? CPI da Covid questiona Luciano Hang sobre Bitcoin

Share

A CPI da Covid continua ouvindo diferentes partes envolvidas na resposta do governo em relação à pandemia causada pelo coronavírus. Na sessão dessa quarta-feira (29), Luciano Hang, conhecido por ser o dono da Havan e apoiador do governo Bolsonaro, foi questionado sobre as acusações de financiar redes de notícias falsas e da possibilidade de ter usado criptomoedas para esconder transações ligadas a essas acusações.

Em dado momento, Renan Calheiros fez uma série de perguntas para Luciano Hang, questionando se ele tinha contas no exterior, empresas offshore, se havia pegado dinheiro com o BNDES, entre outras mais.

No entanto, a situação acabou chamando mais atenção por causa da forma que a pergunta foi realizada pelo senador Renan Calheiros.

“Em algum momento o senhor operou com “creptomoeda”, com “bitcoil” ou outros?”

Com termos como “Creptomoeda” e “Bitcóil“, pretendendo descobrir se Hang operava com criptomoedas, não demorou para o questionamento se tornasse uma piada entre os fãs do mercado de Bitcoin nacional, principalmente nas redes sociais.

Internet não perdoou erros de senador ao falar sobre Bitcoin/Twitter Investimentos Digitais

Vale ressaltar também que Luciano Hang afirmou que nunca operou com nenhuma criptomoeda ou com Bitcoin e que nem ao menos sabe o que é ou conhece essa tecnologia.

“Nem sei o que que é isso.”, afirmou Hang. “Não. Nem sei o que é isso, 0, eu não conheço.” completou ele quando foi perguntado mais uma vez.

Apesar de ser engraçada, a situação também é um pouco preocupante para muitos dos investidores que acompanham a situação e o cenário regulatório do Brasil. Isso porque, mostra que os políticos que deverão criar regras para o Bitcoin podem nem mesmo apresentar o conhecimento básico para a atividade.

Não foi a primeira aparição do Bitcoin na CPI da Pandemia

Mesmo com a gafe e com as muitas piadas que a situação desta quarta gerou, é importante notar que essa pandemia tem o mercado de criptomoedas em algumas aparições.

Em sessões anteriores, envolvendo as negociações sobre a compra das vacinas, o Bitcoin foi citado como parte de um dos esquemas feitos para a transferência de dinheiro. Na época, o depoente Cristiano Carvalho disse:

“Eles queriam movimentar o dinheiro, acredito que, do Blanco para comprar Bitcoins e depois comprar vacinas”. 

Às vezes em que a criptomoeda surgiu na CPI mostra que partes do governo acreditam na possibilidade do uso do Bitcoin como uma forma de esconder transações e fazer lavagem de dinheiro, o que não seria um bom uso para a moeda, já que ela é transparente.

Isso mostra que gradualmente o mercado de criptomoedas ganha destaque negativo por parte de alguns legisladores, que continuam associando a tecnologia a crimes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Matheus Henrique