Criptomoedas

Cruzeiro processa criptomoeda brasileira e suspende venda de fan token

Share

O Cruzeiro Esporte Clube, um dos maiores times de futebol de Minas Gerais, está processando a criptomoeda brasileira que faria seu fan token. Segundo o clube, há várias cláusulas do contrato que foram quebradas, sendo fundamental a rescisão do mesmo.

Com uma história de glória em torneios no Brasil e continentais, o Cruzeiro atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. No final de 2021, o clube chamou atenção ao ser adquirido pelo ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, ídolo da torcida e pentacampeão com a seleção brasileira.

Em busca de reequilibrar as contas e voltar a crescer após anos atravessando uma fase ruim, o Cruzeiro então seguiu o caminho de outros clubes brasileiros, em busca de lançar seu fan token. Contudo, o lançamento não deu certo e chega aos tribunais.

Jogador do Cruzeiro tampando cabeça com camisa durante partida de futebol em estádio

Cruzeiro processa empresa e criptomoeda brasileira que iria lançar seu fan token

O Cruzeiro Esporte Clube ingressou na justiça contra as empresas FAARO e Lunes, essa última uma criptomoeda brasileira. Segundo a petição inicial, a intenção é cancelar o lançamento do Cruzeiro Fan Token (CRZ), que seria lançado na rede da Lunes.

A parceria previa a emissão, custódia e plataforma para comercialização do fan token, via aplicativo LunesPay e listagem na Lunes Wallet. O whitepaper e imagens, além da criação de comunidades para o projeto também ficaria a cargo das empresas contratadas.

Além disso, o Cruzeiro alega que deveria ter recebido R$ 5 milhões como pagamento mínimo, com mais R$ 1 milhão devendo ser pago até 15 de dezembro de 2021, o que não ocorreu.

No dia 20 de dezembro de 2021, uma pré-venda do token CRZ não forneceu informações ao Cruzeiro também. Em março de 2022, o lançamento do fan token Cruzeiro foi feito de forma unilateral pelas empresas contratadas, com o clube repetidamente pedindo esclarecimentos sobre a prática.

Uma venda prevista para março de 2022 então foi embargada por um pedido do Cruzeiro e até hoje, segundo consulta feita pelo Livecoins, segue suspensa. A decisão foi dada pela juíza de Belo Horizonte, Lílian Bastos de Paula.

“Pelo exposto, concedo a tutela de urgência cautelar antecedente, na linha dos arts. 305 e seguintes do CPC/15, para determinar a suspensão da venda de Fan Tokens pelas Requeridas, agendada para 05.03.2022.”

Vendas do fan token do Cruzeiro seguem suspensas. Site que anunciava venda mostra anúncio de suspensão. Reprodução.

Cruzeiro pede cancelamento de contrato com urgência

Com a confusão chegando aos tribunais, o Cruzeiro em seu processo pediu na última segunda-feira (23), com urgência, o cancelamento do contrato com a FAARO e a criptomoeda brasileira Lunes.

Caso a justiça resolva não atender ao pedido feito pelo clube, a defesa do Cruzeiro pede que os tokens e NFTs sejam comercializados apenas pelo clube, sendo suspensas cláusulas do contrato. Este processo não está em sigilo de justiça e ambas as partes estão sendo chamadas a se manifestar.

“Subsidiariamente requer, caso não seja deferido o pedido de rescisão contratual, que seja permitido a negociação dos Tokens e NFTs pelo Clube, ficando suspensas as cláusulas décima oitava e décima nona do contrato ora discutido.”

O que dizem as empresas acionadas pelo Cruzeiro?

A reportagem do Livecoins procurou ambas as empresas acionadas pelo Cruzeiro para manifestações, embora nenhuma tenha enviado comunicado até o fechamento dessa. O espaço segue em aberto para manifestações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci