Notícias

Bitcoin recebe nova atualização, veja o que muda

Share

O Bitcoin Core, principal cliente do Bitcoin, foi atualizado para a versão 27.0 nesta terça-feira (16). Além de correção de bugs e melhoras de desempenho, a atualização também apresenta novos recursos.

No Reddit, usuários deram destaque ao BIP-324 estar ativo por padrão, melhorando a segurança da comunicação entre os nós da rede. Um deles até mesmo compartilhou um trecho dessa melhoria.

“Esta proposta para uma nova versão do protocolo P2P (v2) visa melhorar isso, aumentando substancialmente os custos para a realização de ataques, principalmente através do uso de criptografia de transporte oportunista e não autenticada. Além disso, o fluxo de bytes na rede é tornada pseudoaleatório (ou seja, indistinguível de bytes uniformemente aleatórios) para um bisbilhoteiro passivo.”

“Como resultado, o tráfego P2P do Bitcoin será indistinguível do tráfego de outros protocolos.”

Usuários comentam sobre grande mudança na versão 27 do Bitcoin Core. Fonte: Reddit.

As principais mudanças do Bitcoin Core v27.0

Além do BIP-324 ativo por padrão na nova versão do Bitcoin Core, outra grande mudança está relacionada a mempool, ou seja, o local onde ficam as transações que ainda não foram confirmadas pelos mineradores.

Em termos simples, agora o arquivo mempool.dat terá uma camada extra de segurança, dificultando a sua alteração por programas externos como anti-vírus. Conforme o novo formato não pode ser lido por versões antigas, há uma opção para desativar essa nova função.

Sobre as transações, os desenvolvedores notam a introdução de um algoritmo de seleção de moedas chamado CoinGrinder. Em suma, ele diminuirá o número de inputs quando as taxas estiverem acima de 30sat/vByte para diminuir o peso da transação.

Por outro lado, a biblioteca ‘libbitcoinconsensus’ foi removida do software após 10 anos. Segundo o comunicado, ela se tornou obsoleta e tinha pouco uso, sendo um “fardo de manutenção”.

A lista completa pode ser encontrada no Github do Bitcoin, onde também existem instruções sobre como atualizar o Bitcoin Core para sua nova versão.

Atualização é opcional e nem todos vão usá-la

Uma das principais diferenças para o Bitcoin e outros projetos é que o Bitcoin é retro compatível. Ou seja, novas versões são compatíveis com as antigas e cada usuário pode escolher qual deseja usar.

No Twitter, um usuário destacou que não vai atualizar seu software. Segundo ele, seu foco está no “dinheiro sonoro”, ou seja, a escassez do Bitcoin e o mundo precisa de “nós antigos” na rede.

“Por enquanto estou resolvendo não atualizar o Bitcoin Core em nenhum dos meus nós além da versão 26.0.0 (que foi lançada em dezembro de 2023).”

Por fim, vale lembrar que algumas figuras importantes do Bitcoin estão apontando para uma futura divisão da comunidade. Segundo Cobra, a próxima batalha será dividida entre grupos que desejam melhorar o projeto e outros que desejam mantê-lo como está.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK