BTCBRL

Ex-presidente do PayPal apresenta ‘nova’ forma de enviar e receber Bitcoin

Share

David Marcus, ex-presidente do PayPal, tornou-se um grande fã do Bitcoin nos últimos anos. Ainda em abril, lançou a Lightspark, uma solução que facilita o uso da Lightning Network por empresas.

Já nesta semana, Marcus revelou uma nova ferramenta ligada ao Bitcoin. Chamado Endereço Monetário Universal (UMA, na sigla inglesa), o serviço promete que o envio e recebimento de bitcoins pela Lightning Network seja tão fácil quanto enviar um e-mail.

“O dinheiro precisa ser movimentado como um e-mail, por isso estendemos a Lightning e a LNURL para dar suporte à conformidade e ao FX. Os usuários poderão enviar/receber moedas fiduciárias e criptomoedas por meio de corretoras, carteiras ou bancos habilitados à UMA.”

Três serviços que operam no Brasil já estão envolvidos na UMA

No momento, três empresas que atuam no Brasil já estão participando da UMA: Ripio, Foxbit e Xapo. Sendo assim, clientes destes serviços poderão receber bitcoins por meio de e-mails como satoshi@ripio.com.

“Este é um Endereço Monetário Universal (UMA). UMA é como um endereço de e-mail, mas para dinheiro”, aponta a descrição do serviço. “UMA permite que qualquer pessoa envie e receba dinheiro (fiduciário e criptomoedas) 24/7, usando sua carteira, corretora ou banco favorito habilitado na UMA.”

Exemplo de como funcionará a UMA. Fonte: Reprodução.

Das três empresas citadas, apenas a Xapo já possui uma página de apresentação. No entanto, é dito logo no topo que o serviço será implementado apenas em 2024.

Além da comodidade apresentada pela UMA, a Xapo destaca que esses endereços também apresentam uma melhor privacidade para o usuário. Como exemplo, cita que as contas bancárias não precisarão ser reveladas para terceiros para receber fundos.

Em relação ao envio de moedas fiduciárias, como dólar e real, David Marcus já revelou que planeja transformar o Bitcoin em uma “rede de pagamentos global”. Em suma, enquanto uma parte pode enviar euros, a outra pode receber em reais, já o Bitcoin seria usado como uma camada intermediária para realizar a compensação da transferência.

“Nossa visão é que o Bitcoin não é uma moeda que as pessoas usarão para comprar coisas”, disse David Marcus na época. “Mas uma fração de Bitcoin na Lightning é como um pequeno pacote de dados na internet, apenas para valor.”

David Marcus enfrenta fúria da comunidade

Criado sobre os pilares da liberdade e da rebeldia, o Bitcoin ainda possui uma grande base de investidores fieis a estes princípios após 14 anos. Portanto, não é incomum que empresas como a Lightspark recebam críticas do público.

De qualquer forma, David Marcus não se esquivou dos ataques, respondendo abertamente a eles.

“Existe uma facção da comunidade Bitcoin que acredita que qualquer coisa que inclua a palavra “conformidade” é blasfêmia. Se realmente quisermos que o Bitcoin e o Lightning se tornem a rede de liquidação global vencedora de valor na internet, isso deve permitir que as entidades regulamentadas participem da rede e cumpram as suas obrigações de conformidade”, explicou o executivo.

“A beleza do Bitcoin é que ele é aberto.”

“Assim, entidades e pessoas podem optar por estar na rede por meio de uma entidade regulamentada ou de uma carteira de autocustódia. UMA é uma extensão da LNURL, portanto é compatível com versões anteriores”, finalizou Marcus. “Deixe as pessoas escolherem. O que todos deveríamos aspirar é que o Bitcoin alcance mais pessoas e resolva problemas do mundo real usando o que é sem dúvida uma das tecnologias mais incríveis inventadas em nossas vidas.”

Por fim, apesar de suas raízes, o Bitcoin já foi adotado pelos mais diversos públicos. Em última instância, cada um enxerga no ativo a qualidade que deseja, sempre livre para explorá-lo da forma mais proveitosa possível em relação aos seus objetivos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK