Bitcoin

Hackers usam milhares de computadores para tentar quebrar criptografia do Bitcoin

Share

Um grupo hacker voltou a ativa com uma única missão, a de quebrar a criptografia do Bitcoin, algo nunca feito no passado por ninguém e considerada por muitos técnicos como impossível de ser concretizada.

Em seu processo de segurança, o bitcoin tem a mineração Proof-of-Work (POW), que valida os blocos de transações e os adiciona a rede. Além disso, os nodes verificam os novos blocos e aceitam estes como processo de verificação descentralizada da rede.

Como a segurança da rede segue em alta, com o hashrate do Bitcoin batendo recorde nos últimos dias, qualquer quebra do mecanismo de segurança parece impensável.

Contudo, hackers querem provar sua teoria e consideram incursões na rede.

Computação quântica que nada, hackers querem quebrar criptografia do Bitcoin com outro método

A Aqua Security divulgou um novo estudo recente sobre possíveis ataques ao código do Bitcoin, sendo realizados pelo TeamTNT, um grupo hacker que ficou famoso nos últimos anos.

Para identificar o grupo, algumas assinaturas de membros foram percebidas nas novas incursões, o que levam os investidores de segurança digital a desconfiar que o grupo retornou das cinzas, após pararem seus ataques em novembro de 2021.

Os especialistas em segurança identificaram que o grupo hacker está realizando o “Ataque do Canguru”, que consiste em quebrar a Curva Elíptica utilizada pelo Bitcoin.

E para isso, eles parecem ter construído um aplicativo descentralizado que foi instalado em computadores de vítimas, que buscarão quebrar a criptografia utilizada pelo bitcoin, sem necessariamente apelar para a computação quântica, um antigo temor dos estudiosos da criptografia.

“O algoritmo do solucionador ECDLP do intervalo Kangaroo da Pollard parece ser uma tentativa de quebrar a criptografia SECP256K1 que é usada pelo Bitcoin para implementar sua criptografia de chave pública. Isso é interessante porque o TeamTNT está usando o alto poder computacional (e gratuito ou ilegal) de seus alvos para executar o solucionador ECDLP. Ele é projetado para ser executado de maneira distribuída, pois o algoritmo divide a chave em pedaços e os distribui para vários nós (servidores atacados), coletando os resultados que são gravados localmente em um arquivo de texto.”

A equipe de segurança que encontrou a nova tentativa divulgou que embora o bitcoin seja um dos possíveis alvos dessa ameaça, o problema pode ser muito maior.

Efeito pode ser devastador para toda internet, não só bitcoin

Vale lembrar que tudo que é relacionado com segurança digital nos dias de hoje envolve criptografia, sendo as Curvas Elípticas uma das mais seguras do mundo.

Ou seja, caso o grupo hacker tenha sucesso em resolver essa criptografia, eles podem muito bem quebrar não apenas o Bitcoin, mas toda a internet.

“O Problema do Logaritmo Discreto da Curva Elíptica (ECDLP) é considerado uma função irreversível. É a base para criptografia segura em criptografia de chaves públicas e privadas, que é a base da comunicação segura na Internet (SSH, SSL etc). […] Se você realmente conseguir fazer isso, potencialmente terá as chaves para quase tudo o que está conectado online, o que pode ter um efeito devastador em toda a Internet.”

Caso eles não tenham sucesso, o caso mostra que mais uma vez o Bitcoin sobreviverá a uma tentativa de ataque, mostrando mais força de sua tecnologia descentralizada.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci