Notícias

Miss Universo de El Salvador leva o Bitcoin para as passarelas; veja vídeo

Share

Participando da apresentação de trajes típicos do 71º Miss Universo, realizado em Nova Orleans, nos EUA, a candidata de El Salvador apresentou a história monetária de seu país em sua roupa nesta quarta-feira (11).

Sendo assim, Alejandra Guajardo (26) trouxe três moedas em seu traje. Uma delas é o cacau, cujo grão foi utilizado como a primeira moeda em seu país, seguido pelo Colom (homenagem a Cristovão Colombo), usado por El Salvador desde 2001 ao lado do dólar.

A terceira moeda apresentada foi o Bitcoin, adotado pelo país da América Central no dia 7 de setembro de 2021. No entanto, tal decisão vem sendo alvo de críticas desde então, principalmente pelo declínio de preços da criptomoeda e baixa adoção.

Fotos e vídeo da Miss Universo de El Salvador

Levando uma gigante moeda em suas costas, com o nome Republica de El Salvador estampado em seu verso, a salvadorenha Alejandra Guajardo chamou a atenção do público em desfile realizado nesta quarta-feira (11) nos EUA.

Já na face da moeda, detalhes do Colom (ou Colón, no idioma nativo) dão mais detalhes sobre uma das moedas de El Salvador. Enquanto isso, frutos de cacau aparecem na borda de tal moeda, um lembrete de quando os nativos usavam seus grãos como moeda.

No entanto, o que mais chamou atenção foi uma espécie de cajado ostentado por Alejandra. Em seu topo, uma moeda de Bitcoin foi apresentada pela primeira vez no Miss Universo.

“Sendo um país com uma verdadeira visão de mudança positiva para o futuro, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a usar criptomoedas como moeda legal quando adotou o Bitcoin em 2021”, escreveu Alejandra Guajardo em seu Instagram.

Adotado por El Salvador como moeda legal em 7 de setembro de 2021, o Bitcoin colocou o pequeno país nos holofotes do mundo. No entanto, o mercado começava seu declínio dois meses após a Lei Bitcoin ser aprovada, restando mais críticas do que aplausos pela decisão.

Traje de salvadorenha também foi alvo de críticas

Segundo a mídia local, muitos salvadorenhos não gostaram da homenagem ao Bitcoin. Um deles brincou com a desvalorização da criptomoeda.

“A cada passo que ela dava, o traje já valia menos.”

Além de ter adotado o Bitcoin como moeda local, o governo de El Salvador também decidiu comprar a criptomoeda como uma reserva de valor. No total, o país possui 2.391 BTC, equivalentes a R$ 233 milhões.

Em novembro do ano passado, Nayib Bukele afirmou que o país compraria 1 Bitcoin por dia. No entanto, não há mais informações se as compras estão sendo realizadas como prometido.

Por fim, ainda é cedo para dizer que o Bitcoin deu errado em El Salvador. Contudo, a situação atual é desencorajadora para que outros países sigam seus passos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK