DeFI

Plataforma de criptomoedas é hackeada e stablecoin despenca

Share

Um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) chamado Bonq DAO passou por um ataque hacker na última quarta-feira (1), levando ao colapso uma stablecoin de Euro do ecossistema, que caiu rapidamente no mercado.

Ao atacar o protocolo, o hacker explorou um bug na plataforma, que lhe permitiu cunhar 100 milhões de Bonq Euro (BEUR).

Segundo apuração do Livecoins nesta quinta-feira (2), o preço do BEUR nas corretoras despencou para US$ 0,46. Contudo, cada Euro hoje custa US$ 1,09, mostrando que a stablecoin derrete no mercado.

Preço do Bonq Euro, stablecoin do Bonq DAO, derreteu após ataque hacker em plataforma DeFi da Polygon. Crédito: CoinMarketCap.

Entenda como DeFi foi hackeado e levou colapso para stablecoin de Euro

Em nota na tarde desta quinta, a equipe do Bonq DAO divulgou que o ataque hacker ocorrido um dia antes se aproveitou um bug no oráculo de preços.

Após cunhar 100 milhões de stablecoin de Euro, o criminoso correu para trocar os valores por outras criptomoedas, Assi, acabou drenando a liquidez do projeto e causando colapso no preço das criptomoedas associadas a Bonq.

“O protocolo Bonq foi explorado em 1º de fevereiro de 2023 por volta das 18h30 CET. Um invasor desconhecido conseguiu cunhar 100 Mil BEUR manipulando o feed de preços do ALBT. Eles foram capazes de fazer isso porque a implementação do contrato de feed de preço que lê o preço do ALBT do Tellor Oracle continha um bug.”

A moeda AllianceBlock (ALBT), é outra que cai mais de 60% nas últimas 24 horas, após o ataque hacker ao protocolo DeFi.

Para conter os danos ao projeto, a equipe do Bonq DAO paralisou o serviço de finanças descentralizadas.

Projeto vai cunhar novas moedas, eliminando as afetadas

O outro projeto afetado pelo incidente é a moeda AllianceBlock, que anunciou em carta aos clientes que também pausou uma ponte de seu protocolo até o fim das investigações.

Além disso, a moeda do ecossistema acabou sendo afetada pelo colapso no Bonq DAO. Assim, novas moedas ALBT devem ser criadas em breve, após a equipe identificar a situação dos tokens antes do ataque.

“As equipes AllianceBlock e Bonq, incluindo todos os parceiros conectados, estão agora no processo de remoção da liquidez e interrompendo todas as negociações em corretoras. Interrompemos todas as atividades no AllianceBlock Bridge nesse meio tempo.”

Dos 100 milhões de BEUR criados pelos hackers, a equipe conseguiu travar a liquidez de 98 milhões de moedas, ou seja, mesmo em posse do criminoso, não tem liquidez no mercado.

De qualquer forma, o prejuízo segue sob apuração da equipe que travou o acesso ao DeFi para todos os usuários, assim como as criptomoedas do ecossistema. Nos próximos dias, a comunidade aguarda um resumo das investigações para entender melhor o incidente.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci