PIX

CPI dos Golpes com Pix quer ouvir associação de criptomoedas

Share

A CPI dos Golpes com Pix e Clonagem de Cartões, instaurada no Estado de São Paulo desde o final de maio de 2023, quer ouvir o presidente de uma associação de criptomoedas brasileira.

A Associação Brasileira de Criptoeconomia, conhecida ABCripto, tem reunido várias empresas de criptomoedas que operam no Brasil. Assim, buscam promover discussões com autoridades em defesa dos interesses das empresas membros.

Já a Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada pelo Ato nº 100/2023, do Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Tudo começou mediante Requerimento nº 297/2023, para “investigar os golpes envolvendo subtração de valores por meio de fraudes através de transferências eletrônicas (principalmente via Pix) e clonagem de cartões de débito e crédito, tanto pela questão da defesa do consumidor quanto pela segurança pública, posto que tais fraudes podem servir para financiar o crime organizado“.

Deputado do PT em CPI dos Golpes com Pix pede a presença de presidente de associação de criptomoedas para esclarecimentos

O deputado do PT de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, pediu que a CPI dos Golpes com Pix convoquem o presidente da ABCripto, Henrique Teixeira.

A solicitação será votada na próxima reunião da comissão, na terça-feira (27), a partir das 13 horas, no Plenário José Bonifácio.

“Requer que seja convidado para comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito o Senhor Henrique Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Criptoeconomia (AbCripto) para prestar informações sobre sua atuação como representante das empresas do ecossistema dos criptoativos e o blokchain junto ao setor financeiro e de meios de pagamentos.”

Caso a solicitação seja aprovada pelos parlamentares estaduais de São Paulo, será a segunda convocação da ABCripto em uma CPI, visto que na Câmara dos Deputados em Brasília um requerimento também espera um representante da associação para prestar esclarecimentos.

Na última terça, a CPI aprovou a convocação de operadoras de telefonia celular, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), empresas que operam maquininhas de cartão, instituições financeiras, membros da Polícia Federal, Polícia Civil e da Procuradoria do Estado de São Paulo, entre outras associações.

O deputado Itamar Borges ressaltou a importância das aprovações para dar início nos trabalhos da comissão. “Aprovamos os requerimentos para que possamos avançar na estratégia de ouvir gradativa e cronologicamente de forma que um depoimento se some ao outro“, comentou o parlamentar.

Confira quem são os membros da CPI em São Paulo que apura golpes com Pix?

Eleito na primeira reunião da CPI, no dia 6 de junho de 2023, Itamar Borges (MDB) é o atual presidente da investigação parlamentar. A vice-presidente é a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB/Cidadania).

Já os 9 deputados efetivos que compõem a comissão de investigação são: Marcos Damásio (PL), Valeria Bolsonaro (PL), Luiz Claudio Marcolino (PT/PCdoB/PV), Rômulo Fernandes (PT/PCdoB/PV), Maria Lúcia Amary (PSDB/Cidadania), Altair Moraes (REPUBLICANOS), Itamar Borges (MDB), Paulo Correa Jr (PSD), Capitão Telhada (PP).

Outros 9 deputados estaduais são os suplentes da CPI, com os nomes: Alex Madureira (PL), Tenente Coimbra (PL), Professora Bebel (PT/PCdoB/PV), Reis (PT/PCdoB/PV), Barros Munhoz (PSDB/Cidadania), Rui Alves (REPUBLICANOS), Jorge Caruso (MDB), Marta Costa (PSD), Delegado Olim (PP).

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci