Altcoins

Quais foram as repercussões da ida de Mark Zuckerberg ao Congresso?

Share

O CEO do Facebook realizou uma visita ao Capitol Hill, sede do governo dos EUA, na última quarta (22), e certamente isso causou enormes repercussões pelo mundo todo. Além disso, Zuckerberg foi confrontado sobre a criptomoeda do Facebook, a Libra, que pretende ser lançada em 2020.

Um dos maiores problemas para o lançamento da Libra tem sido a desconfiança dos governantes nessa tecnologia. De fato o Facebook não é uma empresa que possui reconhecimento como “de confiança”. Em outras palavras, após o caso Cambridge Analytica, o Facebook passou a ser visto como uma empresa não confiável.

Os principais problemas associados ao Facebook seria: falta de privacidade, riscos de trades, discriminação, segurança nacional, política monetária, estabilidade do sistema financeiro mundial, entre outros. Com isso, o congresso dos EUA convocou Mark Zuckerberg para falar sobre o potencial impacto da Libra.

Zuckerberg levou comitiva ao Capitol Hill para se defender de acusações e explicar o seu projeto

Desde 2018, quando explodiu na mídia mundial que o Facebook teria ajudado na eleição de Trump que a empresa passa por total descrédito. Claro que como uma grande empresa dos EUA, vem lutando contra os fatos a ela imputados.

Contudo, ao realizar o anúncio da criação de uma nova moeda digital, a Libra, a empresa voltou ao destaque. Não há ainda no mundo atual o registro de um projeto mais ambicioso do que este. Esta ambição certamente é positiva, ao se imaginar que a empresa pode levar os bancos aos desbancarizados. Além disso, a maior base de dados de usuários está no Facebook, o que dá a esta empresa um enorme alcance para sua aplicação.

Apesar disso, há alguns pontos do projeto Libra que são extremamente preocupantes, principalmente pelo lado de governantes. A criptomoeda do Facebook, por exemplo, será integrada aos aplicativos da empresa, como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, entre outros. Desse modo, há preocupações quanto a privacidade dos usuários, que se tinham seus dados antes expostos.

Repercussões da ida de Mark Zuckerberg ao Capitol Hill ecoaram pelo mundo!

Congressistas subiram o tom contra Mark Zuckerberg

Para a congressista Waters, que abriu a seção, o projeto Libra é muito grande. Além disso, o CEO do Facebook mente sobre suas intenções e que possivelmente acredita estar acima da lei, expandindo agressivamente o tamanho de sua empresa. Em outro ponto, Waters disse que o Facebook coloca em risco seus competidores e até a democracia americana para obter o que quer. Neste ponto, Mark Zuckerber riu da fala de Waters.

Para o congressista McHenry, Zuckerberg é um dos titãs da inovação digital. Com isso, a responsabilidade do CEO do Facebook é enorme, e ele deve responder por ela.

Neste ponto, Zuckberg defendeu que a Libra será um caminha para a expansão dos EUA para o mundo, uma vez que será fortemente lastreada em Dólar. Além disso, se inovações no âmbito financeiro não acontecerem, as pessoas poderão sair no prejuízo. Mark ainda relembrou aos congressistas que a China irá emitir sua própria criptomoeda nos próximos meses.

Para o congressista Sherman, Mark não poderá se esconder atrás de sua criação caso algo dê errado. Para Jameson Lopp, tal fato faz com que Satoshi Nakamoto pareça mais esperto a cada dia que passa.

Toda a conversa dos congressistas com Mark Zuckerberg pode ser vista no vídeo abaixo.

Quais foram as repercussões no mercado de criptomoedas sobre a visita de Zuckerberg ao Congresso?

Alguns analistas acreditam que o Bitcoin caiu de preços na data devido à pressão sobre a Libra. O preço do Bitcoin despencou na data, abaixo da marca de U$ 8 mil dólares.

Entretanto, na comunidade de criptomoedas, os olhares estavam atentos para o Congresso dos EUA. Talvez porque os congressistas da maior potência americana estavam discutindo sobre criptomoedas, mas também para medir o impacto da inovação do Facebook. As repercussões quanto às falas de Mark Zuckerberg foram, em geral, negativas.

Para um dos fundadores da Ethereum, Joe Lubin, o Facebook é perigoso. Lubin disse que a empresa é uma arma de manipulação da sociedade em massa. Com isso, fica claro que a comunidade Ethereum vê com maus olhos a Libra.

Além disso, o CEO da Ripple, que é a terceira criptomoeda do mercado e talvez uma das que se afete pela Libra, também deu sua opinião. Para Brad Garlinghouse, o Facebook e a Libra errou no principal ponto: confiança. Para Brad, Zuckerberg reconhece que não possui confiança, principalmente de governantes.

Em conclusão sobre as repercussões do caso de Mark Zuckerberg no Congresso, cabe o destaque de nota feita por Kyle Torpey. Para Kyle, após o depoimento do CEO do Facebook, o que fica é o “lembrete que o Congresso dos EUA estaria cheio de idiotas”. A luta do Facebook para lançar sua criptomoeda continua, e a pressão só aumenta para Mark.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários