William Mougayar é autor do livro “Blockchain para negócios: promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da internet”, um dos primeiros materiais a serem lançados em língua portuguesa a respeito dessa mercado inovador.
No capítulo 3 da obra, Mougayar fala dos desafios diante do mercado e traça comparações com a nascente internet na década de 1990.
Ele conta que entre 1994 e 1998 se você tentasse convencer uma pessoa ou empresa a criar um site para fomentar os negócios, você teria muita dificuldade em convencê-los em função de inúmeras barreiras.
Hoje praticamente todas as pessoas e empresas têm páginas pessoais ou comerciais na internet e fazem todo tipo de negociação através delas, o que era impensável quando a tecnologia estava em uma fase não tão bem desenvolvida como hoje.
Mougayar afirma que atualmente há o mesmo tipo de excitação e de ceticismo hoje da parte das pessoas e empresas em relação à tecnologia da blockchain e às criptomoedas.
Entretanto, o entusiasta entende que isso não garante que as moedas digitais vão ter tanto sucesso quanto a internet sem muito trabalho na direção da solução dos problemas e barreiras que esse mercado ainda enfrenta.
Se a internet não tivesse resolvido problemas de escalabilidade, usabilidade e segurança de transações no ambiente online, com certeza seu sucesso não seria tão estrondoso.
Da mesma forma o espaço da blockchain e das criptomoedas precisa encontrar soluções em todas essas direções. É nesse contexto que ele Mougayar diz que as barreiras não vão desaparecer por conta própria e como por passe de mágica.
Desafios técnicos, de negócios e de mercado, legais e regulatórios, comportamentais e educacionais precisarão ser endereçados diretamente e com eficiência se quisermos que esse espaço atinja todo seu potencial.
Dessa forma, é responsabilidade dos entusiastas das criptomoedas se envolverem na solução efetiva dos problemas em torno da tecnologia, contribuindo com alguma ou várias das áreas onde ainda existem barreiras para adoção e utilização das criptomoedas.
Isso pode ser feito através de dedicação profissional de tempo integral a esse espaço, até através de iniciativas de educação para amigos e familiares, mas todos deveriam entender que o sucesso desse mercado depende do envolvimento e atuação assertiva e intencional de cada pessoa que deseja ver essa tecnologia atingir a maturidade para benefício da humanidade.
Conforme publicado pelo Livecoins, o Bitcoin já é reconhecido como ameaça ao dólar.