Glossário Criptomoedas -Todos os termos cripto que você precisa conhecer

Se você está navegando no mundo de blockchain e criptoeconomia e não está reconhecendo alguns termos que as pessoas estão falando, utilize nosso glossário de criptomoedas para conhecer os termos mais comuns.

Este é um glossário de termos e suas definições relacionadas a criptoeconomia, blockchain e investimentos. Esta página também contém links para sites oficiais onde você pode obter mais informações e evoluir à medida que novos termos são adicionados. Se não encontrar algum termo, nos avise para que possamos cadastrar.

Utilize CTRL + F para encontrar o Termo

ALTCOIN

Nome dado a moedas alternativas ao bitcoin. Exemplo: Litecoin, Dogecoin, Dash, etc.

AML

Sigla de Anti-Money Laundering, em português,  Anti-Lavagem de Dinheiro, que são técnicas usadas para barrar a lavagem de dinheiro, como receber dinheiro apenas via transferência bancária e do próprio titular da conta, como as exchanges brasileiras já fazem.

ASIC

Sigla Application Specific Integrated Circuit, em português Circuitos Integrado de Aplicação Especifica, é um chip criado especificamente para realizar uma tarefa. No caso do bitcoin, os ASICs foram criados para  processar hash SHA-256 e minerar bitcoins.

ATM

Sigla de Automated Teller Machine, que significa Caixa Eletrônico. No caso do bitcoin, as vezes são chamados de BTM, e permitem que os usuários façam compra e venda de bitcoins, usando dinheiro físico ou cartões de débito.
A CoinDesk possui um mapa com ATMs espalhados pelo mundo e a lista de fabricantes.

BITCOIN

Iniciando com letra minúscula, representa a unidade monetária do protocolo Bitcoin.

BITCOIN

Iniciando com letra maiúscula, representa o protocolo criado por Satoshi Nakamoto.

BLOCKCHAIN

Cadeia de blocos,

BLOCKCHAIN.INFO

Empresa que oferece serviço de carteira e explorador de blocos, erroneamente confundida com a cadeia de blocos do bitcoin.

BLOCK EXPLORER

Um block explorer ou blockchain browser, é um site ou programa de computador que permite você visualizar e navegar pelo blockchain do bitcoin e de outras criptomoedas. Os block explorer mostram, de forma amigável e legível ao ser humano, todas as transações, endereços, blocos e outras informações do blockchain.

Exemplos: https://www.blockchain.info ou https://www.blocktrail.com/BTC

BLOCO GENESIS

O primeiro bloco do bitcoin, minerado por Satoshi Nakamoto.

Possui a mensagem “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”, referente a manchete do jornal The Times, do dia 3 de Janeiro de 2009.

BTC

Abreviação da unidade monetária do bitcoin.

CPU

Sigla de Central Processing Unit, em português, Unidade Central de Processamento, é o cérebro do computador, onde a maior parte dos cálculos é feito. No início do bitcoin, era utilizado para minerar, porém, com o avanço das GPUs e, posteriormente, dos ASICs, ficou para trás.

DDOS

Sigla de Distributed Denial of Service, em português, Ataque Distribuído de Negação de Serviços, é um ataque que utiliza um grande número de computadores sob o controle de um atacante para enviar pequenas quantidades de tráfegos pela internet com o objetivo de congestionar o acesso e drenar recursos de um servidor alvo.

DUST TRANSACTION

Transação com uma pequena quantidade de bitcoins, com baixo valor financeiro, mas que ocupa espaço no blockchain. Na versão 0.8.2 do Bitcoin-Qt, a equipe de core-developers definiu como dust transaction uma transação com output menor que 5.46 uBTC, cerca de R$0,007.

ENDEREÇO VANITY

Um endereço bitcoin personalizado, criado usando o Vanitygen.

Exemplo: 1FoXBiT54xSBqRQ6Pkh9eiuw9KgG8ixUn2

ESCROW

Nome dado ao ato de manter fundos em posse de terceiros, a fim de proteger durante uma operação.

Exemplo: João tem bitcoins e Maria tem reais, eles querem negociar, mas não se conhecem muito bem, no entanto, ambos confiam em Carlos. João envia os bitcoins para Carlos, Maria envia os reais para João e, se tudo der certo, Carlos envia os bitcoins para Maria. O Carlos fez o escrow da negociação.

EXCHANGE

Local utilizado para troca entre moedas e outros ativos. Exchange de bitcoins são utilizadas para trocar bitcoin por moedas FIAT ou outras criptomoedas.

FORK

Copia da blockchain atual da criptomoeda para criar uma nova moeda. Exemplo comun: Bitcoin Cash é um Fork do Bitcoin.

GIGAHASHES/SEC – GH/S

The number of hashing attempts possible in a given second, measured in billions of hashes (thousands of Megahashes).

GPU

Sigla de Graphical Processing Unit, em português, Unidade de Processamento Grafico, é um chip projetado especificamente para processar cálculos matemáticos complexos, necessário para rodar jogos e softwares que utilizam muitos recursos gráficos.A GPU foi muito utilizada na mineração de bitcoin, devido ao alto poder de processamento de hashes, porém perdeu lugar para os ASICs. Ainda é muito utilizada para minerar altcoins com criptografia diferente de SHA-256 e Scrypt.

HASH RATE

Número de hashes processados por um minerador em um determinado período de tempo.

HODLER

Um erro de escrita feito por um usuário do fórum bitcoin talk, que escreveu a palavra Hold de forma errada. Hodler é uma pessoa que não vende e segura seus bitcoins na maior parte do tempo.

INPUT

Endereço origem de uma transação bitcoin. Uma única transação pode ter múltiplos endereços de origem.

KILOHASHES/SEC – KH/S

Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em milhares de hashes.

KYC

Sigla de Know Your Customer, em português, Conheça seu Cliente, são políticas que instituições governamentais impõe a empresas para assegurar quem conhecem com quem estão fazendo negócios, ou seja, possuem dados e documentos de seus clientes.

LITECOIN – LTC

Altcoin que utiliza Proof of Work e é baseada na função Scrypt. No início, era resistente a ASICs, o que a fez ser conhecida como a prata das criptomoedas, atrás apenas do ouro, o bitcoin.

LIQUIDEZ

Capacidade de comprar ou vender um ativo facilmente, mesmo em grandes quantidades.

MEGAHASHES/SEC – MH/S

Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em milhões de hashes.

MICROBIT – UBTC

Milionésima parte de 1 bitcoin ou 0.000001 BTC.

MILIBIT – MBTC

Milésima parte de 1 bitcoin ou 0.001 BTC.

MINERAR

Ato de gerar novos bitcoins resolvendo problemas criptográficos com um computador ou hardware específico.

MIXER

Serviço utilizado para embaralhar input e output de transações, a fim de manter a privacidade e diminuir o nível de rastreamento.

MOEDA FIAT

Título não lastreado em nenhum metal precioso, possui valor devido a confiança que as pessoas/instituições dão a ele. Dólar, euro, real, são todas moedas fiduciária.

Dispositivo conectado a rede bitcoin que utiliza um programa de computador para retransmitir transações para outros nós, criando uma rede descentralizada.

OUTPUT

Endereço destino de uma transação bitcoin. É possível que uma transação tenha múltiplos outputs.

POOL

Coleção de mineradores que se agrupam para minerar coletivamente um bloc, e depois dividir a recompensa entre eles. Pools de mineração são uma ótima maneira para aumentar a probabilidade de êxito conforme a dificuldade aumenta.

QR CODE

Código de barras bidimensional que pode ser convertido em texto,  URL, número de telefone, geolocalização, etc. É muito utilizado para codificar e facilitar a leitura de chaves privadas e endereços bitcoin, por ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

SWAP

Troca de moedas de uma tecnologia para outra, isso é, a equipe de desenvolvimento decide utilizar outra tecnologia de blockchain para a criptomoeda,então eles criam a nova moeda em outra blockchain em fazem a troca (SWAP) das moedas antigas pela nova. Um exemplo foi o swap da PAC coin, que aconteceu de 1000:1, isso é, para cada mil moedas que o usuário tivesse, ele poderia trocar por uma da nova moeda.

STAKE

Stake em Proof of stake (PoS) , siginifica prova de participação, isso é, você precisa ser detentor de algumas moedas para participar do consenso da rede. Este modelo é comum em Decred onde a prova de consenso PoS permite que os detentores de moedas votem em melhorias na rede e recebam taxas por “holdarem” a moeda.

SATOSHI

Menor divisão de um bitcoin (0.00000001btc).

SATOSHI NAKAMOTO

Pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin.

SCAMCOIN

Altcoin criada com objetivos de dar golpe nos usuários e enriquecer os criadores, seja com pump-and-dump ou pré-mineração.

SCRYPT

Criptografia alternativa ao proof of work do bitcoin (SHA-256), designada para ser mais utilizada por CPUs e GPUs, oferecendo uma resistência aos ASICs.

SEPA

Sigla de Single European Payments Area, é um sistema de pagamento integrado entre os países da Zona do Euro, que permite você transferir fundos entre bancos e países diferentes. A operação de transferência é semelhante ao TED/DOC que possuímos no Brasil, mas no caso da SEPA, engloba todos os países que utilizam Euro.

SHA-256

Função matemática do tipo hash utilizando no bitcoin em diversos contextos, inclusive durante o processo de mineração.

TAXA DE TRANSAÇÃO

Também conhecida como transaction fee ou mining fee, é uma pequena taxa necessária para uma transação ser processada pelos mineradores.

TERAHASHES/SEC – TH/S

Número de tentativas possíveis de resolver um hash em um dado segundo, medido em trilhões de hashes (TH/s).

TESTNET

Uma rede alternativa ao bitcoin usada para testes.

TOR

Sigla de The Onion Router, em português, O Roteador Cebola, é um protocolo de roteamento, usado por pessoas que querem manter sua privacidade na rede.

VOLATILIDADE

Medida dos movimentos de preços ao longo do tempo para um ativo financeiro, incluindo o bitcoin.

XBT

Código ISO 4217 não oficial para representar a unidade monetária do bitcoin.

Créditos: https://blog.foxbit.com.br/glossario-bitcoin/

 

GLOSSÁRIO TRADER

EXCHANGE – Casa de câmbio, ela não vende bitcoins e nem determina o preço, isso é feito pelos usuários, a exchange é apenas uma intermediadora.

ALTCOINS – Moedas/Tokens alternativos ao bitcoin.

FEES – Taxas, pequena porcentagem que você paga pra movimentar seus ativos

PROFIT – Lucros obtidos

HOLD – Segurar a criptomoeda pensando na valorização a longo prazo

HODL – Escrito errado propositalmente após um bebado entrar no BitcoinTalk e tentar digitar HOLD.

PUMP – Quando o preço sobe muito repentinamente

DUMP – Quando o preço cai muito repentinamente

BALEIA – Grande detentor de moedas

BULLISH – Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta)

BEARISH – Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo. imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve)

SHORT – Apostar na queda de uma moeda. Você “pega emprestada” essa moeda na exchange, e vende, esperando que ela caixa. com os BTCs resultantes da venda, você recompra essa moeda, numa quantidade maior após a queda, ficando com a diferença de lucro pra você

LONG – Apostar na alta de uma moeda. Você pega BTC emprestado na exchange e compra uma moeda. Ela subindo, você vende, tendo seu lucro em cima de uma quantidade maior de BTC.

SPREAD – Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depht)

STOP-LIMIT ou apenas STOP – Tipo de ordem de compra ou venda que é “ativada” após o gráfico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065

DESPEJAR – Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

ALAVANCAGEM – Trabalhar potencializado (pegando moedas emprestadas). Reveja SHORT E LONG.

ORDEM MAKER – Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees.

ORDEM TAKER – Uma ordem que “toma” a vez das outras que estão no livro. é executada imediatamente por já ter alguma ordem vendendo mais barato que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender.

ICO – Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Voce compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que voce pagou na pré-venda.

DAY TRADER – Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtem lucros menores, porém com uma frequencia muito maior.

SWINGTRADER – Opera menos vezes. Se aproveita das ondas (swings) do mercado e a operação leva alguns dias.

LENDING – Deixar seus BTCs ou ALTCOINS emprestados, rendendo uma porcentagem de juros ao dia. (as exchanges que fazem isso, garantem seus BTCs ou ALTs de volta)

ARBITRAGEM – Comprar onde está mais barato e vender onde está mais caro. Exeplo: comprar na exchange 1 que o preço está X e e vender na na exchange 2 que o preço está 1,05X

ÁGIO – Diferença na cotação da moeda de um país e de outro. Exemplo: Dolár a 3 reais e Bitcoin a X USD no exterior, o preço no Brasil deveria ser em torno de 3X BRL, mas está a 3,1X BRL, portanto existe um ágio positivo, caso o preço no Brasil fosse 2,9X BRL o ágio seria negativo (ou deságio).

Créditos: Luis Martins