O mais famoso provedor de dados sobre criptomoedas, o CoinMarketCap, lançou uma nova página onde mostra as taxas de juros que são oferecidas em várias criptomoedas, para ajudar os usuários a comparar e escolher um produto adequado.
Apelidada de “Interest by CoinMarketCap“, a página foi lançada hoje com 33 criptomoedas e stablecoins. Ela cobre informações das principais plataformas de empréstimos, incluindo BlockFi, Celsius Network, Binance, Crypto.com e outras. Os usuários podem visualizar o rendimento anual oferecido por cada plataforma, termos de depósito como duração mínima antes de realizar lucros e outras informações sobre cada plataforma.
A nova oferta levou cerca de 1 mês e meio de desenvolvimento – do conceito à entrega, disse Carylyne Chan, diretora de estratégia do CoinMarketCap, ao The Block. “Nossa equipe começou pesquisando taxas de juros, perspectivas futuras de taxas em criptomoedas e análogos às finanças tradicionais”, acrescentou.
Assim como os bancos e outras instituições financeiras fornecem serviços de depósito e empréstimo, as empresas de criptomoeda também fazem isso. Elas oferecem taxas de juros sobre depósitos de criptomoedas e stablecoins em suas plataformas e as emprestam a usuários que precisam para fazer trading de forma alavancada, cobertura ou como capital de giro.
Atualmente, o setor de empréstimos em criptomoedas está avaliado em quase 20 bilhões de reais, de acordo com a Graychain, uma startup de avaliação de crédito de criptomoedas. E as plataformas Celsius e Genesis têm o maior volume, com 65% dos empréstimos, como reportado pela Graychain.
Ter informações sobre taxas de juros em um só lugar pode ajudar os usuários – o LoanScan.io já fornece essas informações. Quando perguntado sobre como a oferta do CoinMarketCap é diferente, Chan disse ao The Block: “Pensamos nessa [oferta] como parte de todo o criptoespaço, não apenas focando nos empréstimos, mas também nas taxas de juros, o que nos levará a outros produtos relacionados a isso também – como dados detalhados sobre derivativos.”
Notavelmente, o CoinMarketCap não está cobrando uma taxa das empresas listadas na sua nova página. “Eventualmente nós introduziremos anúncios na página, semelhante ao site principal”, para monetizar a nova oferta, relatou Chan ao The Block.
“Totalmente sem ajuda externa”
O CoinMarketCap não levantou nenhum financiamento externo até o momento e é “totalmente inicializado”, disse Chan, acrescentando: “Não planejamos levantar fundos em breve; ainda podemos continuar sem ajuda externa e o dimensionamento neste momento.”
Atualmente, existem 30 pessoas trabalhando para o CoinMarketCap. O número era de cerca de 15 pessoas há um ano atrás e 2 no ano anterior. A empresa procura contratar mais pessoas, especialmente engenheiros, disse Chan ao The Block.
O CoinMarketCap também sediará sua conferência inaugural, o The Capital, no próximo mês em Singapura. Espera-se anunciar outros novos produtos. Embora Chan não tenha divulgado detalhes específicos, ela disse que os produtos ajudarão a “aprofundar a experiência dos usuários” que chegam ao CoinMarketCap.
Em junho, o CoinMarketCap também fez sua primeira aquisição da startup de tecnologia Hashtag Capital, para fornecer um “preço real” para criptomoedas.