Bitcoin

FTX anuncia plano para ressarcir clientes, mas valor não chega a 100% das perdas

Share

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (16), a falida corretora de criptomoedas FTX anunciou um plano para reembolsar os clientes lesados por sua quebra. No entanto, o plano não prevê a restituição de 100% dos valores perdidos.

Embora o texto aponte que o possível acordo abra caminho para encerrar o processo de recuperação judicial, o mercado não parece ter gostado dos termos propostos. Negociado a US$ 1,03 nesta terça-feira (17), o FTX Token (FTT) opera em queda diária de 3%.

Em três ocasiões passadas, onde a volta da FTX foi citada, o FTT apresentou bons ganhos de até 40%. A falência da FTX completará 1 ano no próximo mês e o FTT perdeu 96% de seu valor no período.

FTX planeja pagar 90% das dívidas com seus clientes

Anunciado nesta segunda-feira (16), o novo plano de resscarcimento da FTX deve ser apresentado no tribunal até 16 de dezembro de 2023, precisando obter uma aprovação para os pagamentos serem iniciados.

“Espera-se que os clientes recebam mais de 90% do valor distribuível em todo o mundo se o plano for aprovado.”

“Se aprovado pelo Tribunal de Falências, o Acordo de Déficit do Cliente resolveria o litígio de propriedade do cliente movido contra os Credores da FTX e facilitaria a confirmação do Plano Alterado no segundo trimestre de 2024”, adicionou a empresa.

Apesar do rápido andamento do processo de recuperação, ao contrário do que aconteceu no caso da corretora Mt.Gox, nem todos parecem satisfeitos. Apesar da corretora ter desativado os comentários sobre o anúncio em suas redes sociais, diversas pessoas reclamaram sobre os termos apresentados.

“A criatividade dos advogados não conhece limites sobre como cobrar honorários de credores presos. Esta é a coisa mais absurda que saiu da FTX e eles não receberão um centavo de volta de empresas sérias”, escreveu um investidor.

“Essa corretora precisa sair e nunca mais voltar. Posso entender por que eles desativaram os comentários.”

Ao contrário do que aconteceu em janeiro, abril e julho, o FTX Token (FTT) não apresentou ganhos com a notícia, sendo mais um sinal da insatisfação do mercado com a proposta.

FTX Token (FTT) opera em queda após anúncio da corretora. Fonte: TradingView.

Por fim, acredita-se que a FTX tenha participações bilionárias em diversas empresas que poderiam ser vendidas, incluindo em uma das maiores empresas de inteligência artificial que recebeu aportes do Google. Portanto, esse pode ser o motivo do descontentamento dos investidores lesados.

Os registros do Tribunal de Falências dos EUA e outros documentos relacionados aos processos judiciais, incluindo cópias do Acordo de Déficit de Clientes e do Contrato de Suporte que o acompanha, estão disponíveis em https://cases.ra.kroll.com/FTX/

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK