FTX anuncia plano para ressarcir clientes, mas valor não chega a 100% das perdas

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (16), a falida corretora de criptomoedas FTX anunciou um plano para reembolsar os clientes lesados por sua quebra. No entanto, o plano não prevê a restituição de 100% dos valores perdidos.

Embora o texto aponte que o possível acordo abra caminho para encerrar o processo de recuperação judicial, o mercado não parece ter gostado dos termos propostos. Negociado a US$ 1,03 nesta terça-feira (17), o FTX Token (FTT) opera em queda diária de 3%.

Em três ocasiões passadas, onde a volta da FTX foi citada, o FTT apresentou bons ganhos de até 40%. A falência da FTX completará 1 ano no próximo mês e o FTT perdeu 96% de seu valor no período.

FTX planeja pagar 90% das dívidas com seus clientes

Anunciado nesta segunda-feira (16), o novo plano de resscarcimento da FTX deve ser apresentado no tribunal até 16 de dezembro de 2023, precisando obter uma aprovação para os pagamentos serem iniciados.

“Espera-se que os clientes recebam mais de 90% do valor distribuível em todo o mundo se o plano for aprovado.”

“Se aprovado pelo Tribunal de Falências, o Acordo de Déficit do Cliente resolveria o litígio de propriedade do cliente movido contra os Credores da FTX e facilitaria a confirmação do Plano Alterado no segundo trimestre de 2024”, adicionou a empresa.

Apesar do rápido andamento do processo de recuperação, ao contrário do que aconteceu no caso da corretora Mt.Gox, nem todos parecem satisfeitos. Apesar da corretora ter desativado os comentários sobre o anúncio em suas redes sociais, diversas pessoas reclamaram sobre os termos apresentados.

“A criatividade dos advogados não conhece limites sobre como cobrar honorários de credores presos. Esta é a coisa mais absurda que saiu da FTX e eles não receberão um centavo de volta de empresas sérias”, escreveu um investidor.

“Essa corretora precisa sair e nunca mais voltar. Posso entender por que eles desativaram os comentários.”

Ao contrário do que aconteceu em janeiro, abril e julho, o FTX Token (FTT) não apresentou ganhos com a notícia, sendo mais um sinal da insatisfação do mercado com a proposta.

FTX Token (FTT) opera em queda após anúncio da corretora. Fonte: TradingView.
FTX Token (FTT) opera em queda após anúncio da corretora. Fonte: TradingView.

Por fim, acredita-se que a FTX tenha participações bilionárias em diversas empresas que poderiam ser vendidas, incluindo em uma das maiores empresas de inteligência artificial que recebeu aportes do Google. Portanto, esse pode ser o motivo do descontentamento dos investidores lesados.

Os registros do Tribunal de Falências dos EUA e outros documentos relacionados aos processos judiciais, incluindo cópias do Acordo de Déficit de Clientes e do Contrato de Suporte que o acompanha, estão disponíveis em https://cases.ra.kroll.com/FTX/

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias