Blockchain e GIG Economy

Conheça mais sobre um assunto de imenso potencial para a blockchain!

-

Siga no
Anúncio

Ao pensar em serviços de freelancers sempre lembramos de um profissional que está prestando um serviço para alguma empresa por uma quantidade de horas ou dias, e essa indústria têm estado em crescimento nos últimos anos.

As vantagens para os empregadores são muitas, o freelancer não possui vínculo empregatício e por vezes seus salários são insatisfatórios, sem benefícios e sem previdência da qual deve ser arcada pelos próprios trabalhadores. Uma pesquisa da Ridester nos EUA, apontou que motoristas de Uber ganham no máximo U$ 14.73 por hora, incluindo gorjetas.

Ainda nos EUA, o ex-secretário do Trabalho Robert Reich, acredita que em alguns anos até 40% dos trabalhadores serão freelancers. Outro estudo conduzido pela Freelancers Union e também pela Upwork, em um relatório similar acreditam que até 2027 a maioria dos trabalhadores serão freelancers.

Anúncio

Essa indústria, que por vezes é também chamada de Economia GIG (economia sob demanda), mesmo com todos os poréns, é uma realidade que está em crescimento ao ponto de chegar a ser relacionada com a tecnologia blockchain.

No setor freela, já há algumas plataformas de marketplace funcionando para realizar os encontros de freelancers com os empregadores, porém o custo operacional das mesmas pode ser alto, além do fato de ter o seu foco ser mais centralizado do lado do contratante em detrimento do contratado.

Para tanto foi criada uma solução baseada na blockchain, chamada de Fundação Baleia Azul (Blue Whale Foundation). O seu presidente executivo, Will Lee, acredita que o poder centralizado das plataformas atuais são injustos no mercado.

De acordo com o ideal da plataforma, o sistema blockchain pode trazer justiça para a Economia GIG ajudando principalmente na redução das taxas que os funcionários têm que pagar. Além disso, as pessoas podem receber instantaneamente, ao invés de esperar dias pela compensação bancária.

A blockchain pode ajudar muito na indústria em crescimento, e a Baleia Azul já se preocupa com detalhes do tipo folga paga e auxílio doença, além de várias recompensas que visam incentivar os trabalhadores. Outra empresa do ramo, a CryptoTask, também oferece um sistema blockchain freelancer para ajudar o setor.

A blockchain não é ainda uma solução em amplo destaque no setor, assim como em demais setores também é uma tecnologia nova, mas já está abrindo seu espaço como uma solução inovadora para a melhor qualidade de vida e justiça no mundo.

Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Fonte: blokt

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Chimarrão, cultura do Rio Grande do Sul RS

Rio Grande do Sul lança edital para estimular a economia

O PIB do Rio Grande do Sul é um dos maiores do Brasil e o estado acaba de lançar um edital para startups, que...
Logo do LinkedIn (blockchain e Bitcoin)

LinkedIn elege Blockchain a habilidade profissional mais requisitada em 2020

O ano de 2020 reserva desafios para os profissionais de vários setores, principalmente aqueles que buscam recolocação. Dessa forma, o LinkedIn fez um estudo...
Criptomoeda Monero

Receita Federal dos EUA oferece R$ 3 milhões para quem conseguir rastrear essa criptomoeda

As criptomoedas com base no anonimato, como a Monero, são um grande problema para as instituições que tentam monitorar as transações financeiras com ativos...

Últimas notícias

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil. O objetivo dos negócios, segundo comunicado...

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...