Há 10 anos o Bloco Gênese do Bitcoin foi minerado.

O Bloco Gênese e o nascimento do Bitcoin

No dia 3 de janeiro de 2009, há exatos 10 anos, Satoshi Nakamoto minerou o primeiro bloco do Bitcoin, também conhecido como Bloco Gênese. A mineração desse bloco marcou o primeiro evento ocorrido no blockchain do Bitcoin.

O Bloco Gênese pode ser visualizado aqui. Como resultado da mineração do bloco, foram criados os primeiros 50 bitcoins, que era a recompensa por minerar um bloco nessa época.

A partir de qualquer bloco é possível chegar no Bloco Gênese, seguindo para trás na cadeia de blocos.

Uma mensagem do Jornal The Times embutida.

Satoshi Nakamoto teve também o cuidado de deixar uma mensagem no script da coinbase (primeira transação do bloco).

A mensagem é uma manchete do jornal britânico The Times de 3 de janeiro de 2009. A mensagem pode ser conferida aqui, e contém o seguinte texto:

The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks
The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos (Tradução livre)

The Times - Texto do Bloco Genesis do Bitcoin
The Times de 3 de janeiro de 2009. O Bloco Gênese deixou uma mensagem, a qual faz referência a essa revista. Atualmente, um exemplar dessa revista vale milhões de dólares.

A mensagem serve imediatamente a dois propósitos. Primeiramente, serve como uma prova da data de criação do primeiro bloco, pois faz uma referência à manchete de um jornal.

Em segundo lugar, indica a intenção de Satoshi ao criar o Bitcoin. A fim de mostrar a importância de um sistema monetário independente, sua criação ocorre ao mesmo tempo em que o mundo é atingido por uma uma crise monetária mundial de grande magnitude, como noticiado pelo jornal britânico.

Uma foto do exemplar dessa revista é mostrado acima. De acordo com o site thetimes3jan2009.com, um exemplar dessa revista vale milhares de dólares, devido ao seu valor histórico.

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!