2 milhões de brasileiros declararam criptomoedas, diz Receita Federal

Dados divulgados pela Receita Federal do Brasil mostram que quase 2 milhões de CPFs únicos declararam suas posses em criptomoedas em abril de 2023.

As declarações de posse de criptomoedas enviadas para a Receita Federal do Brasil se aproximaram pela primeira vez de 2 milhões de CPFs, atingindo a marca de 1.996.165.

De acordo com dados consultados pelo Livecoins junto a RFB, a marca ocorreu em abril de 2023, o último mês a ter dados revelados pela receita sobre os investidores do país.

Além disso, as empresas, representadas por CNPJs, também voltaram a bater o recorde anterior. Isso porque, 65.634 empresas negociaram criptomoedas no mês de abril de 2023, a nova alta de declarações enviadas para o fisco brasileiro.

Com isso, fica claro que o primeiro quadrimestre de 2023 fechou com alta recorde de negociações entre pessoas e empresas, colocando o Brasil novamente em destaque mundial de adoção de bitcoin e outras criptomoedas.

Empresas brasileiras e pessoas físicas do país registram recorde de negociações declaradas para Receita Federal do Brasil em abril de 2023
Empresas brasileiras e pessoas físicas do país registram recorde de negociações declaradas para Receita Federal do Brasil em abril de 2023/Reprodução.

Vale lembrar que desde 2019, a RFB obriga investidores brasileiros a declararem suas operações com criptomoedas no país. Mesmo assim, o novo recorde de declarações mostra que o interesse segue crescendo em um ritmo acelerado nos últimos meses.

Volume em corretoras bate recorde

Quem se beneficiou diretamente do alto interesse por investidores no mercado de criptomoedas foram as corretoras do país. Isso porque, quase 20 milhões de reais passaram por exchanges, para realização de aportes no mercado.

De acordo com dados apurados pela reportagem, em abril de 2023, o volume foi o maior do ano até agora, quando 19,6 milhões de reais passaram por corretoras.

Volume de declarações de criptomoedas em volumes de corretoras entre janeiro e abril de 2023
Volume de declarações de criptomoedas em volumes de corretoras entre janeiro e abril de 2023/RFB.

De acordo com os dados da receita, este é o maior volume mensal desde maio de 2021. Ou seja, o mercado brasileiro segue registrando um bom volume de negociações e alto interesse no mercado.

Stablecoin de Real brasileiro teve mais operações em corretoras que Bitcoin

Outro detalhe que chamou atenção nas declarações de brasileiros para a receita envolve o número de operações realizadas em criptomoedas. Isso porque, pela primeira vez, a stablecoin de Real brasileiro, BRZ, foi a maior do mês, com 1,7 milhão de operações em abril de 2023.

Em segundo lugar, o Bitcoin registrou 1,6 milhão de operações no mês, com um valor médio de R$ 748,8. Com isso, fica claro que o BTC registrou um valor total de operações de R$ 1,2 milhão.

Volume de BRZ superou de BTC em declarações no mês de abril de 2023
Volume de BRZ superou de BTC em declarações no mês de abril de 2023/Reprodução.

Na comparação com as declarações enviadas em março de 2023, os brasileiros diminuíram as compras de bitcoin, visto que naquele mês mais de 2 milhões de operações ocorreram em relação a principal moeda digital.

Por fim, outro dado revelado pela RFB envolve a participação de gêneros no mercado de criptomoedas brasileiro. Assim, fica claro que as pessoas do gênero feminino registraram o menor número de operações percentual em abril de 2023, mostrando que quase 90% do mercado correspondeu a pessoas do gênero masculino.

Número de operações realizadas por pessoas do sexo feminino atingiu mínima anual em abril de 2023
Número de operações realizadas por pessoas do sexo feminino atingiu mínima anual em abril de 2023.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias