Verge Roubada

Na quarta-feira, 4 de abril, um usuário do forúm Bitcointalk, Ocminer, anunciou que a Verge (XVG) estava sofrendo um ataque de 51%. Segundo ele, o ataque foi possível através de um bug no código da altcoin que permitiu falsificar os timestamps dos blocos..

Perguntado sobre o ocorrido, Ocminer respondeu:

Eu descobri por alguns dos meus scripts… Nas minhas pools eu sempre verifico se há forks, comparando um backup principal com a altura do bloco de uma carteira de backup. Durante o ataque, essas carteiras ficaram fora de sincronia (porque os blocos estavam passando muito rápido) e isso me alertou.

O primeiro bloco

O primeiro a ser minerado foi o 2007365, em seguida vários outros blocos foram minerados em questão de segundos. Ao todo, mais de 12mil blocos foram minerados em, aproximadamente, 14horas. O primeiro ataque durou cerca de 4 horas e resultou em mais de 3mil blocos minerados dando um prejuizo inicial de 4,6 milhões de XVG ou quase 39 BTC. Em seguida durante mais 10 horas foram minerados 12mil blocos resultando em 18,72 milhões de XVG ou mais de 150 BTC totalizando pouco mais de 4 milhões de reais, segundo o próprio Ocminer.

Através de um erro, foi possível minerar em segundos vários blocos.
Mas, o queria esse ataque de 51% e como funciona?

É um ataque a uma blockchain , por um grupo ou pessoa, onde os mineradores controlam mais de 50% do poder de computação da rede. Os invasores poderiam impedir que novas transações ganhassem confirmações, permitindo que interrompessem pagamentos entre alguns ou todos os usuários. Eles também seriam capazes de reverter as transações que foram concluídas enquanto estavam no controle da rede, o que significa que eles poderiam ter um gasto duplo.

Ainda no tópico do fórum, Ocminer disponibilizou os vários endereços maliciosos que você pode ver nessa lista. Segundos os Desenvolvedores o problema foi temporariamente resolvido como pode-se ver aqui, mas as XVGs roubadas foram “ignoradas” pelos desenvolvedores. Nas últimas 24 horas o preço caiu cerca de 16% e mesmo assim os membros da comunidade continuam acreditando no potencial da altcoin, mesmo com a grande perda.

 

Gostaria aqui de agradecer ao Ocminer por se disponibilizar, e nos contar sobre o ocorrido. Obrigado!

 

Fontes: News Bitcoin / Ocminer