99% das maiores exchanges de bitcoin mentem sobre real volume de transações

Pesquisa aponta ainda que 60% das corretoras não vendem mais criptomoedas.

Siga no

Um relatório divulgado pela BTI traz dados assustadores sobre as corretoras de criptomoedas. Segundo informações da pesquisa, mais de 60% das exchanges possuem volume zero de negociação. Sendo assim, a maioria das empresas voltadas para a compra e venda de criptomoedas são praticamente fantasmas no mercado, sem movimentações financeiras.

O volume de uma exchange diz respeito a movimentação diária de comercialização de criptomoedas. Compra e vendas entram no livro de registros que são utilizados para dimensionar quanto foi movimentado por determinada empresa. Porém, em alguns casos o volume real de negociação é bem diferente daquele encontrado nos números revelados pelas próprias exchanges.

Grande parte das exchanges são consideradas “fantasmas”

O relatório divulgado revela que 60% das corretoras de criptomoedas que existem no mercado não fazem nenhum tipo de transação. Sendo assim, seis a cada dez empresas deixaram de registrar transações por falta de movimentação de investidores na plataforma, tornando-se “exchanges fantasmas”.

“Mais de 60% de todas as trocas classificadas em site de dados populares têm pouco ou nenhum volume.”

Dessa forma, o Blockchain Transparency Institute (BTI) conseguiu mensurar também o suposto volume falso de exchanges no mercado de criptomoedas.

Os dados revelam que existem empresas com mais de 99% de volume falso declarado. Esse volume de transações é inflacionado e nomes conhecidos em todo o mercado figuram a lista da (BTI). Dentre os volumes mais inflacionados do mercado está a OOOBTC, em primeiro lugar. A (BTI) aponta que essa corretora possui apenas 1% do real volume em relação ao que é reportado pela empresa.

Maioria das corretoras mentem sobre real volume de transação

Além da OOOBTC, outros nomes são citados entre as maiores corretoras de criptomoedas. Para o relatório, a HitBTC também inflaciona seu volume diário de transação em 93%. A Coinbene, OKEX, OEX e DigiFinex também apresentam, segundo a pesquisa, a maioria do volume de transações completamente falso.

Volume falso de exchanges segundo relatório (reproduçao/BTI)

Notadamente, a lista revela que grande parte da maioria das corretoras de criptomoedas apresentam volume falso. O relatório utilizou as corretoras de criptomoedas que são listadas de acordo com o ranking de 35 das 50 maiores ferramentas utilizadas no mercado.

“Descobrimos que 17 das 25 principais bolsas da CMC eram mais de 99% falsas, com muito mais do que 99,5% de volumes falsos.”

Finalmente, entre as maiores exchanges, a Binance aparece como a corretora de criptomoedas com o volume declaro que mais se aproxima da realidade. O relatório mostra que a exchange possui 87% do valor real de movimentação diária declarada. Além da Binance, a outra corretora “menos mentirosa” seria a Huobi. Nesse caso, a empresa possui cerca de metade do valor declarado em transações diárias.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin vai patrocinar Circuito Brasileiro de Counter-Strike

Até o fim de 2021, o Mercado Bitcoin vai patrocinar o Circuito Brasileiro de Counter-Strike, um dos jogos mais populares dentro do cenário dos...
Blockchain Academy

Blockchain Academy lança curso sobre investimentos em criptoativos

A Blockchain Academy (BA) lança esta semana o seu primeiro projeto depois de ter sido adquirida pelo grupo 2TM, ecossistema cripto que reúne, entre...
Dash Brasil

Dash busca gerente de desenvolvimento de negócios no Brasil

A criptomoeda Dash está buscando um candidato para ocupar o cargo de gerente de desenvolvimento de negócios Brasil e América do Sul. Para o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias