Deputados do Rio de Janeiro propõem lei para regular criptomoedas

Mais um estado vê chegar um projeto deste tipo.

Dois deputados estaduais do Rio de Janeiro propuseram a criação de uma lei para regular as empresas de criptomoedas que operam no estado.

Essa medida, caso aprovada, obrigará todas as empresas do Rio de Janeiro e que trabalham com blockchain a enviar relatórios ao Ministério Público do estado.

Vale lembrar que outros dois estados já receberam projetos deste tipo, sendo o primeiro a Paraíba. Contudo, nos últimos dias o projeto foi totalmente vetado pela justificativa de ser inconstitucional.

Já no Estado de Pernambuco o projeto ainda tramita em fase inicial, com uma proposta de alteração de lei que deveria obrigar empresas do setor a enviarem relatórios ao Procon-MP.

Deputados estaduais do Rio de Janeiro apresentam lei para regular empresas de criptomoedas

O Projeto de Lei n.º 5133/2021 foi apresentado no último dia 16 de novembro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). Este projeto é assinado pelos deputados estaduais Subtenente Bernardo (PTB) e Luiz Paulo (CIDADANIA).

“Estabelece obrigatoriedade, da remessa de relatório anual ao ministério público do estado do rio de janeiro, por parte das empresas que ofertem serviços de criptomoedas (moedas virtuais), e dá outras providências.”

Esse relatório anual das empresas de criptomoedas do Rio de Janeiro deverá ser enviado a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Assim, todas as empresas que trabalhem com criptomoedas, centralizadas ou descentralizadas e que se utilizam de blockchain deverão entrar neste novo marco regulatório.

Como a obrigação é anual, as empresas deverão enviar o relatório no mês de aniversário de sua fundação, conforme constar no CNPJ. Caso sejam descumpridas as medidas, o PROCON-MP poderá impor sanções as empresas, que não ficaram claras na redação deste projeto de lei, que abriu ao Ministério Público a possibilidade de criar atos regulamentares.

O que a lei pede que as empresas enviem?

Caso o projeto de lei venha a ser aprovado no Estado do Rio de Janeiro, ele pedirá que as empresas enviem um relatório que deve contar com três tópicos, sendo estes os citados abaixo.

I – Indicadores de reserva financeira que possam garantir o retorno do valor investido pelo consumidor em caso de retirada em massa de seus ativos.

II – Detalhamento dos investimentos aportados, como foram feitos e respectivos balanços econômicos de rentabilidade e/ou perda.

III – Especificar juridicamente, de forma pormenorizada, os contratos utilizados pela empresa de modo a garantir segurança jurídica ao consumidor relativamente aos serviços a ele prestados.

Vale lembrar que o Estado do Rio de Janeiro viu florescer empresas que afirmavam trabalhar com criptomoedas, mas que não tinham lastro em suas atividades e deixaram muitos investidores em prejuízo.

Deputados defendem que cabe ao estado legislar sobre consumo

Os dois deputados estaduais defenderam que cabe ao Estado do Rio de Janeiro legislar sobre produção e consumo, em justificativa a apresentação do PL. Além disso, eles lembraram que vários esquemas de pirâmide surgiram na região, repercutindo na imprensa nacional.

A presente propositura visa oferecer segurança ao consumidor, investidor, e tem por objetivo atender aos anseios das empresas constituídas que ofertarem serviços de moedas digitais, especialmente no que concerne à sua rotina de trabalho.

Quando pensamos e tentamos estabelecer uma relação entre tecnologia e dinheiro, automaticamente o assunto criptomoedas vem à cabeça e, embora seja um assunto que tenha ganhado espaço e destaque apenas no século XXI, a origem das criptomoedas é muito mais antiga, ela existe desde os anos 80, idealizadas pelo então programador de computação David. Chaum, é uma realidade que devemos aceitar[…]

Como é sabido, a qualidade de seus serviços tem sido questionados quanto a sua origem de trabalho e a forma de operar dessas, causando não só aos investidores mas, as autoridades desinformações/confusão significativas, criando assim, insegurança jurídica.

Não é segredo para ninguém, que a sociedade, imprensa falada e escrita, têm propagado o mercado de criptomoedas e que a falta de informações vem causando prejuízos a terceiros sem necessidade, pois trata-se de um mercado novo e que deve o estado fazer parte desse contexto, flexibilizando sua entrada, dando oportunidade a todos num sentido macro, evitando dessa forma que o cidadão investidor, caia em armadilhas denominada “Pirâmide” ou até mesmo no Esquema Ponzi.”

Os deputados ainda argumentaram que o Ministério Público deve ser presença neste mercado de “libertação financeira”, para protegerem os investidores e representarem o estado.

Dentro da ALERJ, o projeto deverá tramitar nas comissões de Constituição e Justiça, Economia Indústria e Comércio, Segurança Pública e Assuntos de Polícia, Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle, antes de qualquer aprovação em plenário.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias