Softwares piratas podem minerar Bitcoin, diz diretor da ABTA na Câmara dos Deputados

Assunto de crimes cibernéticos foi discutido em seminário.

Segundo um dos apresentadores de um seminário na Câmara dos Deputados, os softwares piratas podem minerar Bitcoin.

O assunto de Bitcoin acabou sendo falado em um evento sobre Combate aos crimes cibernéticos, por meio da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Este aconteceu na última quinta-feira (18), e foi transmitido ao vivo para todo Brasil.

O seminário aconteceu após o pedido de alguns deputados federais que gostariam de discutir sobre a segurança digital, dos quais acreditam que estão em alta no Brasil, um país vulnerável hoje.

Os convidados foram George Lodder (Procurador do MPF), Regilene Siqueira (Adepol-DF), Dário Taciano (PC-DF), Diogo Rais (Instituto Liberdade Digital), Jonas Antunes Couto (ABTA), entre outros.

Software pirata podem minerar Bitcoin sem que pessoas saibam, disse diretor-jurídico da ABTA

O Diretor Jurídico-Regulatório da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Jonas Antunes Couto foi um dos que participou do evento na Câmara dos Deputados. A instituição ABTA representa a Claro, Sky, Vivo, Oi, Grupo Globo, Disney, Warner, entre outros.

Essa participação aconteceu durante a mesa 1 do evento, que tratou dos temas de “Panorama geral sobre os crimes cibernéticos no Brasil: principais conceitos e desafios“. Entre as preocupações estão o combate às fake news, pedofilia, ataques cibernéticos e pirataria.

A fala de Jonas focou nos crimes de pirataria pela internet, seja de filmes, séries ou games. Segundo ele, a pirataria avança a passos largos com o uso da internet, seja via sites, caixas (como a TV Box) e aplicativos.

O diretor-jurídico lembrou que esses equipamentos de TV Box afetam a privacidade e segurança dos brasileiros, sendo que uma dessas caixas é capaz de minerar Bitcoin. Além disso, essas caixas podem ser capazes de atacar sites de entidades públicas, com um risco crescente no Brasil, segundo Jonas.

“Nós temos relatos já com laudo técnico provado que uma dessas boxes é capaz de minerar Bitcoin”.

A fala de Jonas foi por cerca de 10 minutos, defendendo a ampliação do combate a pirataria no Brasil, como um dos crimes cibernéticos em ascensão no país, afetando principalmente o direito de propriedade das empresas que investem no Brasil.

O que é a mineração de Bitcoin?

A mineração de Bitcoin é uma atividade essencial ao funcionamento da moeda digital, responsável por garantir segurança a rede e todas as suas transações. Com a mineração os donos de equipamentos também recebem uma recompensa por trabalharem na rede, quando uma transação é validada por eles.

Assim, o alerta do representante da ABTA é sobre equipamentos estarem minerando Bitcoin sem o consentimento dos donos destes, visto que a prática de minerar não é proibida no Brasil e nem deve ser criminalizada.

De qualquer forma, o assunto ganhou repercussão em um importante momento de um seminário de âmbito nacional, chamando atenção dos deputados ali presentes para o tema.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias