O bitcoin está enfrentando um ano de queda, e de acordo com uma pesquisa da Arcane, o principal gatilho para a pressão de venda foi causada por um grande despejo de criptomoedas por parte de baleias institucionais.
De acordo com um tweet da Arcane Research, muitos holders institucionais de Bitcoin começaram a vender suas criptomoedas e aumentaram ainda mais a pressão de venda.
“236.237 Bitcoins. Essa foi a quantidade de bitcoins que foram vendidos desde o dia 10 de maio por grandes instituições. A maior parte das vendas é relacionada a vendas forçadas, algumas não.”
236,237 BTC.
That’s the amount of known selling of bitcoin since May 10th by large institutions. Most of the selling is related to forced selling, and some is not. pic.twitter.com/wNLjgvvFmn
— Vetle Lunde (@VetleLunde) July 21, 2022
Gatilho
Segundo a pesquisa, “tudo começou com Do Kwon”, essa é uma referência ao CEO da Terraform Labs, a responsável pela criação da LUNA e da TerraUSD, duas criptomoedas que colapsaram recentemente e, não só causaram um prejuízo milionário para seus investidores, como também criaram uma pressão de venda gigantesca que derrubou o preço das criptomoedas.
Segundo a pesquisa, ao tentar usar suas reservas de Bitcoin para salvar a moeda condenada, isso iniciou um grande movimento de pressão de venda.
“Tudo começou com Do Kwon. Quando a Luna Fundation Guard (LFG) alcançou o seu alvo inicial de US$ 3 bilhões reservas de Bitcoin, levou apenas 5 dias para que o lastro do UST em dólar estivesse em frangalhos e a reserva de 80 mil Bitcoins foi usada em uma tentativa desesperada de salvar a moeda. A Luna despencou, iniciando um contágio de mais venda.”
It all started with Do Kwon.
As LFG reached its initial $3bn BTC reserves target, it took 5 days before UST’s peg was in shambles, and the 80k BTC reserve was deployed in a desperate attempt to save the peg.
Luna collapsed, leading to contagion and more sell-side pressure. pic.twitter.com/wZvqCKn9XW
— Vetle Lunde (@VetleLunde) July 21, 2022
Pressão de venda
Além da pressão direta de venda no criptomercado, afetando as instituições que possuíam uma boa quantidade de criptomoedas, o caso da LUNA também colocou muita pressão em cima dos mineradores, o que também é outro ponto que faz com que o preço da moeda encontre muita dificuldade para se manter acima de níveis de suporte.
O colapso da Terra parece ter feito com que alguns mineradores de bitcoin (BTC) enfrentassem muita pressão de venda. Estimasse que os administradores de fazendas de mineração venderam 19.056 BTC entre maio e junho.
Em alguns casos, os mineradores venderam mais do que sua produção mensal, provavelmente tirando Bitcoins de suas reservas.
Lunde também acrescentou que o fundo negociado em bolsa Canadian Purpose Bitcoin (ETF) teve um resgate maciço de 24.510 BTC no final de junho, “criando pressão adicional no mercado”. Este resgate representou 51% dos ativos deste ETF.
Todos esses são sinais de um mercado que está em um grande ciclo de FUD. No entanto, durante a última semana e até o momento o criptomercado teve uma recuperação animadora, principalmente o Ethereum, o que pode significar uma reversão dessa tendência de pressão de venda.