Durante a participação de Jair Bolsonaro do Flow Podcast, alguns usuários perceberam possíveis golpes com NFTs sendo divulgados pelo chat do evento. Para quem apenas acompanhou o debate com o presidente do Brasil, esse pode ter sido um detalhe que passou despercebido.
Quem acompanhava a discussão dos internautas por mensagens pode ter percebido a falsa proposta de ativos colecionáveis com a imagem do Presidente da República.
Além de falsas promoções com NFTs, internautas também perceberam pedidos estranhos em PIX, indicando que várias tentativas de golpes foram feitas durante o episódio que “quebrou a internet” brasileira na última segunda-feira (8).
Após o fim do programa, a visualização do chat não está mais aberta ao público. Durante o debate, Bolsonaro afirmou que não conhece o Bitcoin e nunca mexeu com essa moeda.
O que é um NFT?
Sigla que ficou famosa em 2021, o NFT é um termo que representa os tokens não-fungíveis, nova modalidade de se criar um ativo digital pela internet.
Como a internet é um ambiente em que tudo pode ser copiado, a proposta do NFT é que apenas uma carteira digital detenha a senha que confere a titularidade do dono deste item. Ou seja, cada NFT é único e pertence apenas a quem tem sua senha de acesso.
Associado ao mercado de criptomoedas, os NFTs normalmente são vendidos em plataformas como a OpenSea, Rarible, entre outras. Essas negociações chamaram atenção no último após alguns itens digitais alcançarem valores de milhões de dólares.
Atualmente, colecionadores buscam preservar itens assim, e casas de leilão já estão de olho nesse setor.
Possíveis golpes com NFTs são veiculados a Bolsonaro durante sua presença no Flow Podcast
Como os NFTs ainda são parte de um tema novo para muitas pessoas pelo mundo, golpes têm sido aplicados neste mercado, principalmente contra vítimas desatentas.
Dessa forma, durante a fala de Jair Bolsonaro em sua participação no Flow Podcast, internautas flagraram pelo menos um perfil oferecendo “NFTs do Mito”, mesmo sem o presidente nunca ter mencionado ter uma coleção digital própria. Ou seja, tudo indica que a página era mais um golpe contra os apoiadores do presidente.
Para dar visibilidade ao golpe e a uma possível página falsa, o perfil no YouTube impulsionou a proposta ao pagar R$ 2,00 e ter seu comentário em destaque.
Ao acessar o site mencionado, os internautas são levados para um ambiente que explica que a coleção foi criada para homenagear uma eventual luta de Bolsonaro contra o comunismo. Apesar da menção dada ao presidente, não está claro se o projeto pretende doar recursos para a candidatura do atual presidente do Brasil, ainda que doações em criptomoedas sejam proibidas pela Justiça Eleitoral brasileira.
Na OpenSea, é possível ver a coleção de 1 mil itens de Bolsonaro, que utiliza a imagem do presidente para vender os itens. Além disso, uma página no Instagram mostra alguns “Mitinhos” a venda da coleção que não é oficial e pode ser mais um golpe.