Stablecoin cai 99% e sobe 9.900% em poucas horas, o que aconteceu?

Moeda criada para ter valor estável em relação ao Dólar passou por problemas de implementação.

Uma stablecoin passou por uma situação inusitada ao cair 99% e depois subir 9.919% em poucas horas. A comunidade se preocupou com o incidente, visto que no último sábado (14) houve implementações no ecossistema da Acala (ACA).

E essas implementações foram no pool de liquidez iBTC/aUSD (“iBTC/aUSD LP”), que ao serem finalizadas, começaram a enviar novas moedas para os usuários que interagiam com o contrato.

A criptomoeda Acala Dollar (AUSD) foi a afetada, imprimindo bilhões de dólares em poucas horas e causando problemas para seus detentores.

Stablecoin cai e sobe novamente em poucas horas

A stablecoin Acala Dollar passou por um momento montanha russa, ao cair 99% e aparentemente morrer, após um bug. Em explicação sobre o ocorrido nesta segunda-feira (15), a equipe do projeto explicou que houve uma configuração errada no código.

“Essa configuração incorreta resultou naqueles erros de aUSD que foram transferidos para os endereços da carteira de vários contribuidores iBTC/aUSD LP quando reivindicaram suas recompensas iBTC/aUSD LP.”

Em nota para a comunidade, a equipe da Acala informou que a moeda já passou por correções, para evitar que o problema volte a acontecer.

Com a resolução do problema, a stablecoin que caiu 99% se recuperou e subiu 9.900% nesta segunda, contando as últimas 24 horas de referência.

“A configuração incorreta já foi corrigida e os endereços de carteira que receberam o aUSD erroneamente cunhado foram identificados, com rastreamento de atividade na cadeia em relação a esses endereços em andamento.”

Comunidade vê bagunça com atenção

Apesar de o problema ter sido corrigido, ainda há carteiras que receberam moedas indevidamente e detém alguns milhões em stablecoin.

Contudo, essas carteiras que detém Acala Dollar estão congeladas preventivamente pela equipe técnica responsável pelo projeto. Agora, o futuro desses endereços serão resolvidos em uma votação que deve ocorrer pela comunidade, que vê a bagunça com atenção extrema.

“Mais de 99% do aUSD cunhado erroneamente permanece na parachain Acala, e uma pequena proporção foi trocada por ACA e outros tokens e transferida da parachain Acala. A funcionalidade de transferir os 99%+ restantes do aUSD erroneamente cunhado, juntamente com os ativos digitais trocados que permanecem na cadeia de Acala, foi desativada até a decisão de governança coletiva da comunidade Acala sobre a resolução do erro de cunhagem.”

Vale lembrar que após liberar a atualização com erro, demorou 19 minutos até que o problema fosse detectado, informou o resumo do incidente divulgado nesta segunda.

Moedas que devem ser estáveis, as stablecoins passam por problemas nos últimos meses, sendo um dos casos de maior repercussão o da Terra (LUNA).

Apesar da AUSD ter se recuperado, a confiança dos investidores ainda segue baixa com a Acala (ACA), que perde 3,4% nas últimas 24 horas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias